As saborosas azeitonas italianas

admin

25 de abril de 2016

Você já comeu antepasto? E caponata? Com certeza, se for à Itália vai se deparar com esses dois pratos típicos, além de uma variedade de outros sabores. O segredo de todo esse sucesso na culinária está contido em pequenos frutos, encontrados por todos os cantos: as azeitonas italianas! Quer saber mais? Então prepare os talheres e venha conhecer um pouco mais da Itália e de suas incríveis azeitonas!

azeitonas italianas

A Itália é um país que leva muito a sério o cultivo de azeitonas, por isso, você pode encontrar oliveiras em quase todas as partes do país. Esses pequenos frutos são colhidos ainda verdes e amadurem ao longo do tempo, de acordo com os processos de limpeza e salmora. As condições climáticas variam muito de acordo com a região, o que permite uma variedade imensa de azeitonas italianas, assim como produções de azeite diversificada – a culinária se torna cada vez mais enriquecedora neste país.

Algumas regiões se destacam mais neste cenário, como a região de Apúlia, sendo a maior produtora de azeitonas de toda Itália, onde suas infinitas fazendas mantém mais de 50 milhões de árvores, produzindo principalmente as variedades de azeitona: Corantinam Frantoio, Oliarola e Leccino. Todos esses frutos possuem períodos específicos para serem colhidos, ocorrendo normalmente no mês de Janeiro.

A famosa região da Toscana é uma das áreas mais desenvolvidas quanto a produção de azeitonas italianas. Os frutos mais extraídos são das variedades Frantoio, Leccino, Murino e Puntino. Estas azeitonas são colhidas ainda verdes, no mês de Outubro, gerando uma quantidade menor de azeite produzido, por isso são vendidos a preços maiores.

Outra região como a Ligúria, produz uma variedade bem incomum de azeitona, a Taggiasca. Já a região da Sicília produz variedades de azeitona como Bella di Spagna, Santa Agostino e Santa Caterina, que ficam armazenadas dentro da água por dez dias, para depois serem conservadas em salmoura, e assim, serem servidas.

As azeitonas são cultivadas principalmente no sul da Itália e a variedade mais produzida é a Oliva di Gaeta, um típico fruto preto. Esta diversidade também é aproveitada pelos mercados, que oferecem aos seus clientes muitas opções, até mesmo com recheios de carne picada, salsa, atum de alcaparras, farinha de rosca e até mesmo ovos batidos.

Esses deliciosos frutos são aproveitados em pratos bem saborosos, como pão, conhecidos como antepasto, (um aperitivo servido antes das refeições principais) e, em pratos famosos como a caponata, uma berinjela acompanhada de outros condimentos.

A Itália se preocupa tanto com o cultivo de azeitonas que, desde 2008, determinou uma lei que obriga que em todos os rótulos de azeite, venham descritos em suas embalagens informações de onde as azeitonas foram produzidas e de preferência que sejam na Itália.

Entre tantas variedades de azeitonas italianas, separamos três tipos que são mais consumidas no país, fazendo parte de toda tradição olivícola, confira:

  • Castelvetrano: Esta azeitona é produzida na Sicília, e também é muito conhecida pelo nome de Nocellara del Belice. Sua forma é lisa e arredondada, sendo consumida ainda verde, harmonizando com queijos, salames e sendo ótimas como aperitivo.
  • Taggiasca: Cultivadas em Ligúria, essas azeitonas são pequenas e delicadas, produzindo um azeite bem leve e suave. Acompanha bem pratos que tenham peixes e legumes.
  • Bella di Cerignola: Produzida na região de Puglia, essas azeitonas são grandes e ovais, mas seu sabor é bastante suave.

Com toda esta inspiração, aproveite e pense naquele prato especial acompanhado sempre destes frutos tão saborosos, as azeitonas italianas.

Publicidade