Azeitonas da Grécia

admin

24 de agosto de 2015

Bem-vindos à Grécia, um interessante país considerado o berço da cultura do azeite. Responsável por cultivar diversos tipos de azeitonas, verdadeiras jóias gregas que, de  tão preciosas, merecem de nossa parte uma atenção muito especial! Confira o paraíso das azeitonas da Grécia!

azeitonas da grécia

As azeitonas estão presentes na história da Grécia desde a antiguidade e, por isso, este país é hoje o terceiro maior produtor de azeite do mundo. Toda esta fama se destaca por meio das belas azeitonas cultivadas em uma região onde se produz cerca de 140 milhões de oliveiras.

O Mediterrâneo foi o berço da cultura do azeite, e a Grécia sempre fez parte deste apogeu com suas insuperáveis azeitonas, conhecidas mundialmente. A ilha de Creta, localizada na costa da Grécia, continua sendo referência na produção de azeite, devido a qualidade do seu solo e clima temperado. E, por conta da excelência e qualidade de sua produção, todos os azeites recebem o certificado DOP (Denominação de Origem Protegida), isso garante que as azeitonas sempre recebam um tratamento especial, como também métodos orgânicos, ou seja, um preparo mais atencioso do solo, que é fertilizado naturalmente, sem a adição conservantes artificiais ou outros agrotóxicos. Por isso o azeite grego é considerado um dos mais saudáveis no mundo.

A fama das azeitonas da Grécia possui uma explicação bem simples! Neste país, você pode encontrar árvores de Oliveira por todos os lados e, mesmo assim, as azeitonas gregas são produzidas em pequenas propriedades, onde suas tonalidades podem variar de acordo com o amadurecimento do fruto no pé. A melhor época para  as colheitas é sempre no final de outono, estendendo-se até o fim do inverno, em março.

As azeitonas da Grécia são responsáveis por uma famosa culinária, emprestando suas variedades e sabores intensos para vários pratos, como saladas, entradas ou opções quentes. Outro diferencial que eleva ainda mais a qualidade destas azeitonas é seu equilíbrio de acidez, por serem conservadas com sal, ao  invés de receberem soda cáustica – que é muito comum em métodos tradicionais.

As azeitonas da Grécia são levadas muito a sério, sendo consideradas verdadeiros tesouros, por isso convidamos você a conhecer melhor algumas dessas preciosidades:

    • Kalamata: É a azeitona mais comum em toda a Grécia, seus frutos são pretos e grandes, ideal para consumo de mesa.
    • Chalkidiki: Esta azeitona verde é conhecida também como “Gaidoroelia”, que faz referência ao seu grande tamanho e pode ser encontrada no norte da Grécia. Este fruto é destinado principalmente para ser consumido como azeitona de mesa, por conter uma polpa mais suculenta e não produzir muito óleo.
    • Koroneiki: O azeite produzindo por essa azeitona é de excelente qualidade, sendo leve e com aroma equilibrado com tom de limão, além se ser um azeite que rende muito em sua produção.
    • Konservolia: É a azeitona de mesa mais popular do país, responsável por 80% da produção, o rendimento do azeite é médio, mas sua produção é bastante elevada.
    • Mastoidis: Seu destino é para produção de azeite e também consumo da azeitona de mesa, o rendimento do azeite é elevado e com boa qualidade.
    • Valanolia: Sua produção se destina apena ao azeite com excelente qualidade.
    • Megara: Os frutos desta azeitona são verdes e pequenos e servem tanto para mesa, quanto para produção de azeite.
    • Stafidoelia: Esta azeitona é preta e enrugada, seu consumo pode ser realizado sem nenhum processamento, mas também é servida em conserva de sal ou azeite.

Com tantas variedades de azeitonas da Grécia, dá vontade de visitar este incrível país e conhecer de perto esses saborosos frutos!

Publicidade