Conheça os azeites frutados

admin

27 de junho de 2016

Uma mesma prateleira pode dividir espaço com vários tipos de azeites, e todos eles podem ser destinados para sua cozinha. Se você deseja um pouco mais de sabor aos seus pratos, deve escolher os azeites frutados! Conheça mais sobre este tipo especial de azeite e garanta aromas muito mais marcantes para suas saladas!

azeites frutados

Além dos  benefícios oferecidos pelos azeites, repassados de geração em geração, esses frutos ainda conseguem dar um verdadeiro “show” em nossa culinária. Por isso, além das opções tradicionais que já estamos acostumados a lidar – e degustar -, existem outras versões que prometem deixar ainda mais saborosa a gastronomia, como os azeites frutados.

Diante da grande variedade, hoje você consegue encontrar vários sabores disponíveis na prateleira, no entanto, ninguém melhor do nosso olfato para conseguir diferenciar os aromas. Vale ressaltar que, essa diversidade porque as próprias azeitonas oferecem intensidades diversas e, por isso, estão sujeitas a variações.

Mas já que são azeites frutados, eles contém aromas de frutas? Não somente! Você ainda pode perceber os aromas são muitos, como  “vegetais verdes”, “grama cortada”, tomate, maçã,  pera verde, tomate maduro, maçã vermelha, alcachofra, frutas secas e até suaves notas de nozes e amêndoas.

Estas características presentes no azeite são associadas a outros fatores de plantio, como por exemplo, os azeites que possuem aromas mais intensos, que nos lembram “vegetais verdes”, vem de colheitas de azeitonas de uma safra já no início e os azeites com aromas mais “amendoados”, pertencem a uma produção a partir de azeitonas mais maduras.

Esses tipos de azeites frutados ainda são concorrentes em diversos concursos gastronômicos regionais e são classificados em três categorias. Confira:

Frutado ligeiro: não perceptível ao olfato.

Frutado médio: sendo mais versátil, adaptável.

Frutado intenso: com um sabor mais marcante.


Na própria degustação, podemos destacar algumas tonalidades particulares de cada aroma. E, você? Já é fã dos azeites frutados? Deixe seu comentário em nosso post!

Publicidade