A importância do azeite nas religiões

admin

9 de dezembro de 2015

Ele pode ser encontrado na mitologia, nos jogos olímpicos, na saúde e na beleza. Porém, na religião o azeite é considerado um elemento sagrado. Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o azeite nas religiões, acompanhe nosso artigo e veja como muitas culturas utilizam este óleo sagrado como confirmação da própria fé!

azeite nas religiões

A Oliveira é uma das árvores mais antigas da humanidade, e mesmo nos dias atuais, ela continua sendo símbolo de diversas crenças entre muitas culturas. Mesmo com diferentes interpretações, o azeite continua sendo um poderoso ingrediente utilizado nas religiões, principalmente em rituais, batismos e unções.

Na própria Bíblia, o azeite é citado várias vezes no Antigo e Novo Testamento, sendo símbolo da manifestação de Deus por meio do Espírito Santo. Entre estas citações, a mais conhecida é a passagem do Dilúvio, onde Noé navega em sua arca a procura de terra firme, e suas esperanças se revigoram quando uma pomba traz em seu bico, o ramo de uma árvore de oliveira, referenciando a proximidade com a terra, além de ter se tornado símbolo mundial da paz.

O azeite nas religiões também esteve presente entre os judeus, que tinham como hábito curar qualquer feridas utilizando o óleo sagrado.

Mas não é somente no cristianismo que podemos encontrar histórias sobre este “santo óleo”, já que o azeite também foi muito requisitado em rituais de bruxaria e sessões de exorcismo, isso porque sempre acreditou-se que o óleo exorcizado era capaz de enfraquecer o mal, recuperando a saúde da alma e do corpo, principalmente pelo seu poder de libertar o corpo das impurezas.

O azeite na religiões também pode ser encontrado na Umbanda, sendo símbolo do poder extremo vindo da natureza, auxiliando na purificação do corpo, equilibrando os xacras e a percepção espiritual, o que facilita a comunicação com outros planos astrais. Por isso, antes de qualquer desenvolvimento mediúnico, recomenda-se ungir os guias espirituais com azeite.

Em algumas crenças mais supersticiosas, acredita-se que para criar campos de força e proteção em nossas casas, é necessário fazer o sinal da cruz com o azeite para absorver o negativismo. Além disto, também é indicado deixar um pote pequeno de azeite nos cantos da casa, próximo a janelas ou embaixo da cama, para fechar todos os buracos energéticos.

Como viu, o azeite nas religiões é um poderoso ingrediente, e além de todos os seus benefícios voltados à nossa saúde, agora já sabemos que ele também é uma importante fonte de bençãos.

Publicidade