A história do café

admin

18 de abril de 2016

Convidamos você para conhecer a história do café, uma das bebidas mais tradicionais e antigas da humanidade, acompanhado de uma bela xícara, claro. O café foi um importante personagem no desenvolvimento da economia mundial, provocando paixões em diversos países que se uniram para aperfeiçoar a bebida que simplesmente revolucionou o mundo. Conheça mais!

história do café

Você já ouviu falar da história do café?

O café é popular no mundo inteiro, sendo considerado a bebida mais consumida depois da água, ele é tão popular que, por muito tempo, foi a segunda mercadoria mais negociada no mundo, atrás apenas do petróleo. E contar a história do café é um convite agradável para uma bela xícara, o que acham?

Para conhecer sua história, temos que voltar até o século IX, na região da Etiópia, onde surgiu os primeiros grãos e a lenda de Kaldi, um pastor que observou que os animais, ao mastigarem os grãos de café, apresentavam uma maior disposição: eles ficavam mais ágeis e resistentes para as longas caminhadas que eram necessárias na condução do rebanho.

Atualmente na Etiópia, o café é tão importante que vai muito além da socialização e degustação, ele está presente em rituais respeitados e muito valorizados.

Da Etiópia do século IX até os dias de hoje, o café foi se expandindo até dominar o mundo, foram os árabes os primeiros a consumir a bebida junto com água quente, mas foi na Europa do século XVIII, que foi fundada a Botteghe del Caffé, uma das responsáveis por iniciar os hábitos de torrar e moer o café, surgindo também o famoso café vienense que era coado e adicionado leite. Os holandeses foram os primeiros a plantar café e a divulgarem o crescimento de um poderoso grão.

A história do café também teve suas raízes no Brasil, chegando em nossas terras em meados do século XVII, quando a economia do país se encontrava em crise, com o mal rendimento das safras de açúcar e do algodão. O café modificou este cenário e foi um importante recurso no desenvolvimento do Brasil, através do “ciclo do café”, o qual abasteceu o país com uma economia rentável, onde apenas os brasileiros eram os donos do negócio, tornando o país uma referência mundial até os dias de hoje.

Quem imaginou que uma simples xícara pudesse revelar tantos acontecimentos sobre a história do café, uma bebida que se tornou necessidade em muitas culturas, mudando os rumos da humanidade?

Publicidade