Café descafeinado

admin

15 de agosto de 2016

Existem pessoas que não conseguem sobreviver sem uma xícara de café, mas por reconhecerem seus efeitos colaterais, dão preferência ao café descafeinado. Você sabia que, mesmo descafeinado, este café pode conter cafeína? Ainda assim, uma simples xícara deste café pode oferecer vários benefícios, o que cativa ainda mais seus apreciadores, que não abrem mão de um bom café!

café descafeinado

Você já experimentou um café sem cafeína?

Esta proposta pode parecer insana a princípio, no entanto, para aqueles que são apaixonados por café, ficar sem essa bebida se torna uma verdadeira loucura. Talvez você já tenha se perguntado qual a função do café descafeinado, sendo que o que torna tão especial é justamente a presença da cafeína.

Os processos de produção deste café são diferentes do comum, o café descafeinado passa por diversos processos para retirada da cafeína, isto pode variar de acordo com a marca e o lote do café, contudo mesmo que ocorra a descafeinação, ainda haverá resíduos de cafeína presente, mesmo que sejam mínimos.

Tudo começa com a seleção de grãos crus que serão despejados em água quente para amolecer, assim facilita o processo de retirada da cafeína. Antigamente existiam métodos que utilizavam  solventes neste processo, mas foram anulados, pois, além da cafeína, também retiravam outras substâncias que interferiam no sabor, sendo considerado até mesmo tóxico.

Atualmente, o método mais utilizado é a retirada da cafeína por gás carbônico em alta pressão, impedindo a alteração de outras propriedades do café. Devido esse detalhe em sua produção, o preço do café descafeinado é superior ao café convencional.

Ele é consumido principalmente por pessoas que não desejam os efeitos colaterais provocados pelo café, como o aumento de ansiedade, insônia e outras irregularidades causada pela cafeína. Assim, a opção é substituir o café convencional por um que não ofereça estes sintomas, e a melhor opção é, sem dúvidas, o café descafeinado.

Publicidade