Cientistas descobrem como fazer o café perfeito

admin

12 de dezembro de 2016

Quantas vezes na hora de fazer o café você seguiu corretamente as medidas, mas, ainda assim, seu cafezinho ficou amargo? Não precisa se culpar mais, descubra em nosso post a explicação para este ocorrido e ainda leve de quebra o segredo para conseguir fazer o melhor cafezinho da sua vida!

fazer o café

Não existe uma receita secreta que indique como fazer o café perfeito. Certo? Errado. De acordo com pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, já existe uma fórmula que descreve perfeitamente o segredo para tornar o seu café livre de defeitos.

Esquecer a quantidade do pó, não medir exatamente o açúcar e ferver demais a água, são erros que todos nós cometemos na hora de fazer o café, no entanto, quando você descobrir o segredo para deixar sua bebida perfeita, ficará difícil cometer esses equívocos novamente. Apesar de alguns apreciarem o café mais amargo ou mais adocicado, existe outra questão que é responsável por deixar o seu café do jeito que você gosta, independentemente de quantas colheres de açúcar você adicionou.

 

CONSISTÊNCIA?

Segundo pesquisadores, chegar ao ponto de consistência é o grande segredo fazer o café e torná-lo mais agradável ao paladar, mas isso só pode ser definido através do tamanho dos grãos.

A explicação para tudo isso é simples! Quando os grãos são moídos e transformados em pó, claramente os grãos são reduzidos a pedaços desiguais, estes mesmos pedaços reagem de maneiras diferentes quando vão de encontro a água.

 

PERAÍ! AINDA NÃO ENTENDI!

Em outras palavras, os próprios grãos de café possuem umidade em seu interior, por isso quando são moídos de formas irregulares, as moléculas de H2O que estão dentro deles não conseguem ficar paradas, imóveis. Dessa forma, essas pequenas partículas menores, estão submetidas a proporcionar sabores mais azedos, enquanto os pedaços maiores oferecem sabores amargos.

 

MAS ISSO TEM CURA?

Por outro lado, existe uma maneira de manter a moagem uniforme, permitindo que a qualidade dos grãos seja preservada e não altere o gosto do café. O truque de mestre é congelar estes grãos, utilizando nitrogênio líquido, por exemplo. Com isso, você pode fazer o café ficar mais homogêneo e próximo do sabor original do grão.

Para os produtores que adoram fazer o café misturando diferentes tipos de grãos, os famosos blends, é ainda mais indicado submeter ao processo do congelamento, pois somente assim as partículas se tornarão mais similares.

 

Pode respirar aliviado agora, não precisa se culpar mais por aquele cafezinho que você fez seguindo corretamente as medidas e, mesmo assim, não deu certo! Quer contar para todo mundo sobre essa novidade que pode ajudar na hora de fazer o café? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Publicidade