Como conservar o café corretamente?

admin

14 de setembro de 2016

Assim como qualquer produto orgânico, o café também precisa de cuidados especiais para que possa oferecer sempre o melhor sabor e aroma! Por esse motivo, para que você prolongue a vida e qualidade destes grãos, selecionamos as melhores dicas sobre como conservar café! Quer fazer o melhor café do mundo? Então veja como guardá-lo!

como conservar

Na hora de comprar um bom café, é importante evitar embalagens próximas a gôndolas que contém produtos com cheiros fortes, verificar a data de validade e optar sempre por embalagens menores e que possuem selo de certificado. No entanto, além desses truques, um bom admirador destes grãos também precisa saber como conservar café corretamente em sua casa.

Por esse motivo, mesmo que você adquira um café de perfeita qualidade, poderá comprometê-lo caso não saiba como conservar seus grãos. Você sabia que o jeito que guardamos o café interfere diretamente em seu sabor e aroma? Você pode até utilizar um pó com qualidade superior e ajustar a temperatura da água corretamente, no entanto, se este café não tiver sido conservado de maneira certa, o resultado poderá ser alterado facilmente e, na maioria das vezes, não conseguimos perceber que o problema está exatamente no modo de conservação.

Comprar um café e guardá-lo de qualquer maneira é um grave erro, por isso confira neste artigo, algumas dicas sobre como conservar o café corretamente!

 

MANTENHA O CAFÉ LONGE DA LUMINOSIDADE

Os grãos ou até mesmo o próprio pó do café necessitam ser armazenados em locais que não estejam expostos a luz. Então a melhor maneira de conservá-lo é mantê-lo dentro do armário ou dispensa, de modo que ele também não fique próximo de produtos que tenham odores fortes, como outros alimentos ou materiais de limpeza.

 

OPTE POR POTES ESCUROS PARA GUARDAR O CAFÉ

Com certeza, você tem um pote de preferência que costuma guardar seu café. Contudo, você já verificou se ele é escuro? Essa recomendação não é feita apenas por uma questão de decoração, mas sim, porque as cores escuras são capazes de isolar o café da luminosidade, calor e umidade. Em todos os casos, se você não tiver em sua casa um pote escuro, guarde o café em sua embalagem original, mas lembre-se de prendê-la com um prendedor!

 

FIQUE ATENTO AO GUARDAR O CAFÉ NA GELADEIRA

A geladeira também é um dos lugares preferidos para se guardar café. A geladeira pode ser uma opção, pois consegue manter o café em temperatura adequada, além de aumentar o tempo de vida dele, no entanto, alguns cuidados precisam ser tomados a fim de não comprometer a qualidade destes grãos.

Para começar, opte sempre por potes escuros ou de inox e evite colocar o café em recipientes transparentes, já que impedem a entrada de luz. Além disso, assegure-se que os potes estão bem fechados, caso contrário o café poderá reter odores de outros produtos facilmente, interferindo no sabor e aroma na hora do preparo.

 

ESCOLHA EMBALAGENS MENORES

Você já ouviu essa dica em nosso artigo “Como escolher um bom café”, entretanto, é legal repetirmos essa informação para que você não esqueça! As embalagens menores são as melhores opções de compra, em situações onde poucas pessoas consomem café regularmente. Vale ressaltar que, quando aberto, o café tem validade de até 15 dias, e caso ele for armazenado na geladeira, pode durar até 1 mês. Apesar de ser um produto orgânico, não consegue manter sua “frescura” por muito tempo!


Já conferiu se o seu café está armazenado do jeito certo? Então, caso seja necessário, releia nossas dicas sobre como conservar seus grãos e prolongue a qualidade do seu cafezinho! Até a próxima!

Publicidade