Dicas de como fazer cappuccino

admin

4 de julho de 2016

O casamento entre o café e o leite não aconteceu por acaso, muitas batalhas foram travadas antes dele chegar para adoçar nossas vidas! Por isso, conheça esta incrível trajetória e descubra como fazer  cappuccino – é de dar água na boca!

como fazer cappuccino

Uma xícara de café, com um pouco de leite adicionado – temos a combinação clássica, conhecida pelo mundo todo. Mas antes de mostrar como fazer cappuccino, vamos voltar um pouco na história e conhecer como ele surgiu em nossas vidas!

A mistura de café com leite surgiu aproximadamente no século XVI, na Itália, e talvez você não imaginasse que tudo tivesse começado em plena guerra pela libertação de Viena do Império Turco. O monge Marco D’aviano, o qual participou da contenção dos islâmicos na Europa, foi o responsável por criar a tradicional receita. Mas é claro que ele não inventou a receita apenas para adoçar os tempos ruins!

Quando os islâmicos foram derrotados, fugiram às pressas e deixaram para trás diversas mercadorias, entre elas, sacas de café. Contudo, como o café turco era bastante amargo, a solução foi adicionar mel e leite à bebida para que pudesse ser consumida com mais doçura, a partir deste momento surgiram as primeiras tentativas de como fazer cappuccino.

Mas você deve estar se perguntando por que este café se chama cappuccino? Como os frades foram os primeiros a terem contato com o café, seus “capuzes” foram homenageados, conhecidos na época pelo nome de “cappa”. A partir desta vestimenta franciscana, o famoso café tornou-se cappuccino.

  • Variações do cappuccino

É comum encontrarmos diversas versões de como fazer cappuccino, porém, os italianos ainda mantém sua receita tradicional, com café expresso, leite e leite vaporizado. Em alguns países como o Brasil, é natural incluir chocolate, canela ou leite em pó. Além do cappuccino, existem outras versões que lembram muito este estilo de café, como o Mocha, Médio, Macchiato, entre outros.

  • Mais café ou leite?

Nem todas as pessoas – com exceção dos italianos – medem as proporções exatas do cappuccino, aliás, o “olhômetro” é quem mais define as medidas a serem utilizadas no preparo. Contudo, como o café absorve o cálcio, a vitamina C e o ferro contido no leite, é ideal que seja adicionado em menor quantidade para que ocorra um equilíbrio de sabores.

  • Benefícios do cappuccino

Além de ser uma ótima bebida para aquecer os dias frios, o cappuccino nos oferece importantes vantagens. Os benefícios do café já são conhecidos por nos oferecer disposição, aumento de concentração, entre outros. Mas, além destes fatores, algumas pesquisas já apontam que o café com leite é altamente recomendado para o nosso desenvolvimento, por isso, muitas escolas já aderiram a receita em seus cardápios.

  • A espuma do cappuccino é ideal para Latte Art

Para quem não conhece, a arte com café  é uma técnica que consiste em desenvolver desenhos com a ajuda da espuma do café. Os baristas são os profissionais que mais dominam a Latte Art, principalmente quando o café é um autêntico cappuccino.

  • Como fazer cappuccino?

Você encontrará diversas versões desta receita, sua avó deve saber alguma, assim como sua mãe. Entre tantas possibilidades, a maioria das pessoas prefere fazer o clássico pó para cappuccino para depois misturá-lo na água.

Se ficou interessado neste assunto, anote os seguintes ingredientes: 1 xícara de leite em pó instantâneo, 5 colheres de café solúvel, 2 colheres de chocolate em pó, 4 colheres de açúcar, 1 colher de canela em pó e, por fim, 1 colher de bicarbonato de sódio. Depois é só bater todos os ingredientes no liquidificador e aproveitar seu cappuccino, você ainda pode adicionar outros elementos como chantili, chocolate… Você que manda nesta hora!


Agora que já sabe como fazer cappuccino, pode usar a criatividade à vontade! Se você conhece uma outra maneira de fazer cappuccino, comente em nosso artigo!

Publicidade