A produção do café

Artigos sobre cafés Cafés gourmet

admin

20 de junho de 2016

Quem nunca sentiu o aroma fresco de um café moído na hora? Esta é uma experiência única que nos leva à verdadeira origem do café e aos milhares de cafezais espalhados pelo mundo, onde são o ponto de partida para nossa incrível trajetória sobre a produção do café.

produção do café

O hábito de tomar café é uma tradição milenar conhecida em todo o mundo, mas para que este aroma e sabor façam parte de nossas rotinas, é necessário algumas ações e processos que iremos contar para vocês agora.

A produção do café se inicia nos cafezais, são exatamente aqueles arbustos enfileirados, tão presentes no interior do Brasil, que dão início ao processo de produção do café. Cada arbusto de café, após atingir sua maturidade, pode produzir até 1,5 kg do grão, sobrevivendo até 100 anos. Contudo, a partir do sétimo ano, as plantações de café passam por uma fase chamada bienalidade, ou seja, as boas colheitas não ocorrem em todos os anos, é necessário alternar os anos que serão colhidos os grãos, devido  ao desgaste destas plantas.

O fruto do café é obtido inicialmente a partir de uma floragem branca, atingindo uma maturidade aos seis meses, fornecendo frutos verdes, onde posteriormente ficam vermelhos ou amarelos, dependendo de cada planta.

O processo de colheita  acontece nos meses de maio a agosto e as condições de clima interferem na produção do café e também na sua qualidade, isso ocorre devido aos longos períodos de seca ou  chuvas, pois os arbustos se desenvolvem melhor em climas tropicais, isso explica a expansão da zona cafeeira no Brasil.

Para a produção do café existem dois modos de preparo:

PROCESSO NATURAL: Neste processo, os grãos são colhidos nos arbustos quando atingem uma coloração escura (preto) para serem levados para tratamento, onde será necessário uma rápida lavagem para retirar as impurezas. Após isso, os grãos precisam ficar expostos no chão, cobertos por lonas para impedir a umidade sobre eles, por um período de 7 dias. É necessário que esses grãos não contenham nenhum tipo de umidade, e que estejam totalmente secos, para serem encaminhados para uma máquina específica, que irá separá-los de acordo com sua qualidade e tamanho, apenas após essas etapas, o café estará pronto para ser embalado e transportado.

PROCESSO DE LAVAGEM: Neste processo, cada grão maduro é colhido individualmente de seu arbusto e enviado para uma máquina específica que irá remover toda a polpa, deixando o grão do café com uma casca bastante dura. Para ocorrer o processo de fermentação, os grãos são colocados em tanques de cimento por até 30 horas. Após essas fases, é necessário uma nova verificação, pois se ainda restarem alguns  grãos imperfeitos, eles deverão ser retirados, para assim estarem prontos para serem embalado e comercializados.

Por meio destes processos, o nosso querido e tão amado café surge! Eles são suficientes para que o mundo inteiro se apaixone por estes grãos.

Publicidade