A origem da cerveja
Ela é uma das bebidas mais antigas da humanidade, já conquistou milhões de apaixonados no mundo todo e movimenta milhões na economia dos dias atuais, mas para que a cerveja alcançasse este patamar, muitos caminhos foram percorridos sem deixar o “copo cair”. Com vocês: a origem da cerveja!
A origem da cerveja pode ser relatada através de fatos curiosos, podendo ser contada perfeitamente em um ambiente mais descontraído, como em uma mesa de bar rodeado de amigos, contudo vamos deixar esse encontro para outro momento.
A cerveja é uma bebida primitiva sendo conhecida inicialmente como “pão liquido”, pois era obtida a partir da massa do pão que ao ser molhada fermentava e ficava com sabor ainda melhor. E para que todo machismo seja quebrado, o primeiro grupo a fabricar cervejas foram de mulheres, basicamente padeiras, embora o consumo fossem destinados apenas para os homens.
A partir da origem da cerveja, a Idade Média conheceu uma bebida que revolucionou o mundo, e um dos pioneiros foram os monges, que vivam nos mosteiros dedicando suas vidas a religião, no entanto, estes lugares também era utilizados como “hotéis”. Os próprios monges ofereciam cervejas para os seus hóspedes e bebiam frequentemente em seus momentos de jejuns.
Na era moderna, grandes invenções industriais como a máquina a vapor e a refrigeração artificial foram se desenvolvendo e a cerveja conseguiu se aperfeiçoar ainda mais, as primeiras cervejas feitas a partir da máquina a vapor foram chamadas de Steam Beer Breweries.
Desde a origem da cerveja, esta bebida se tornou a bebida preferida entre os brasileiros, mas nem sempre foi assim, a sua chegada em nosso país só aconteceu no período colonial em 1808, quando o rei de Portugal impôs que sua bebida predileta fosse trazida junto com ele e com a Família Real, antes disso havia um receio muito grande da cerveja superar a preferência pelo vinho. Em outras palavras, viva o Rei!
Não podemos falar da origem da cerveja, sem lembrar que ela foi um importante personagem que sobreviveu a muitos momentos de crise da humanidade, como a Grande Depressão de 1929, a Lei Seca de 1933 e as duas grandes guerras mundiais, contudo, esses momentos de desafio apenas permitiram que esta bebida evoluísse e permanecesse na vida do homem e, com o decorrer dos tempos, oferecesse sem dúvidas a melhor cerveja aos seus apreciadores.