Malte na cerveja

admin

18 de janeiro de 2016

Um simples copo de cerveja não contém apenas a sua bebida preferida, mas também uma combinação de aromas, cores e sabores, e nada disso seria possível se não tivesse malte na cerveja. Isso mesmo, o malte é a alma da cerveja – todos os seus fins de semana, churrascos e comemorações envolvendo a cerveja você deve a ele! Que tal pagar sua dívida conhecendo um pouco mais desse fascinante ingrediente?

malte_na_cerveja

Você sabe qual a utilidade do malte na cerveja?

O malte é um dos ingredientes principais que compõem a cerveja, mas antes mesmo dele se tornar malte, este componente é, na verdade, apenas cevada. Tudo começa a partir da colheita, depois a cevada passa por uma etapa chamada germinação. Neste processo, os grãos são testados e ficam armazenados em um ambiente onde umidade e temperatura são sempre controladas, para que apenas possam ser retirados no momento certo, ou seja, quando os grãos já estão transformados em malte, para que assim possam ser secos e torrados.

A tarefa essencial do malte na cerveja é fornecer açúcares e nutrientes para as leveduras, através do processo de fermentação, consequentemente produzindo álcool, entre outros elementos, como gás carbônico.  O malte pode influenciar em várias características da cerveja, como cor, aroma e sabor, e muitas cervejas usam diversos tipos de malte para obter um resultado diferente, dependendo do tipo da cerveja a ser produzida.

Por uma questão econômica, empresas substituem o malte na cerveja por outros cereais, como milho, trigo e arroz, para baratear os custos da produção. Alguns países, como a Alemanha, não permitem esse método e até criam leis para garantir a circulação de cervejas com ingredientes de qualidade, sem aditivos.

Todas essas etapas mostram que o malte na cerveja é um importante personagem, e que a cerveja não é uma simples bebida, são necessários processos complexos para que ela chegue ao resultado esperado, e para isso o malte e todos os ingredientes envolvidos nesta trama têm importantes papéis a serem desenvolvidos, permitindo que a cerveja continue participando da sua vida!

Publicidade