6 erros que cometemos ao comer queijo

Curiosidades sobre queijos Queijos

admin

16 de janeiro de 2017

Até mesmo para um pedaço de queijo, existem erros que são imperdoáveis quando o assunto é degustação! Se você acha que para comer queijo não existe nenhum segredo, então confira em nosso artigo quais são as principais falhas que cometemos e como evitar que elas aconteçam!

comer queijo

 

Desde a antiguidade, o queijo faz questão de marcar presença em nossas mesas. Utilizados em massas, aperitivos, hambúrgueres, lanches da manhã e da tarde, entre outros campos da culinária, o queijo é um alimento versátil, responsável por emprestar seu marcante sabor a nossa gastronomia em geral. No entanto, comer queijo pode parecer um gesto tão simples e sem mistérios, porém, especialistas garantem que existem alguns erros que cometemos e que podem ser imperdoáveis do ponto de vista degustativo.

Você já deve ter conferido aqui no Produtos Finos, várias dicas que oferecemos sobre harmonizações, facas apropriadas, melhores cortes, entre outros assuntos que fazem parte do universo do queijos. Contudo, para explorarmos ainda mais esse mundo, selecionamos os principais erros que cometemos que na hora de comer queijo. Lembre-se que esses erros podem nos “roubar” momentos gostosos ao lado dos queijos, então confira cada um deles para não repetir o erro!

 

COMPRAR APENAS QUEIJO INTEIRO

Acredite, a geladeira jamais será o melhor lugar do mundo para armazenar queijos por muito tempo. Por essa razão, se você está acostumado apenas a comprar queijos inteiros, comece a escolher também os pedaços de queijos. Dessa forma, você economiza nos gastos e não corre o risco de deixar o queijo muito tempo guardado.

 

COMER QUEIJO COM GARFO OU PALITOS

Os queijos podem ser considerados iguarias de requinte, porém, nesse caso, eles dispensam grandes formalidades, como os garfos e palitos, por exemplo. De acordo com especialistas no assunto, o queijo é um alimento que pode ser comido com as mãos, até mesmo em eventos como degustações.

 

NÃO COMER QUEIJOS MOFADOS

Para essa questão existem duas explicações. Primeiro: existem vários tipos de queijos, como o roquefort, brie e camembert, que são produzidos exclusivamente para terem mofos em sua composição, deixando o sabor do queijo particularmente melhor. Por outro lado, comer um queijo que não continha mofo quando foi comprado e depois perceber que seu aspecto foi alterado é prejudicial à saúde. Nesse caso, este tipo de queijo é considerado tóxico e não pode ser consumido em hipótese nenhuma.

 

COMER QUEIJO BEBENDO ÁGUA

Já sabemos que a água pode ser uma excelente companhia para os vinhos e cervejas, mas com o queijo ela é quase uma inimiga. Isso mesmo, a água não combina muito bem com as gorduras dos queijos e pode causar incômodos digestivos e comprometer toda a degustação!

 

COMPRAR SÓ QUEIJOS CAROS

Nem sempre o queijo mais caro será o melhor. Apenas o que que pode definir a qualidade de um queijo é seu processo de maturação. Claro que queijos que possuem valores mais elevados podem ter sido produzidos de maneiras mais complexas, no entanto, um apreciador de verdade precisa estar aberto a conhecer todos os tipos de queijos, sem fazer distinções por valores.

 

SERVIR QUEIJO SEM CASCA

Tirar ou não tirar a casca, eis a questão! Este é um dilema enfrentado pela maioria das pessoas, contudo, em alguns tipos de queijos é recomendado não tirar a casca e até mesmo comê-la. Mas a exceção se aplica aos queijos industrializados, ou seja, que não foram produzidos de maneira artesanal, por isso, são fabricados utilizando corantes em suas cascas, então evite comer queijo – ou melhor, sua casca – quando for comprado nestas condições.


Você cometeu um ou mais erros como estes citados acima? Mas nunca é tarde para fazer a coisa certa, por isso, na hora de comer queijo lembre-se de nossas dicas e aproveite esse momento delicioso!

Publicidade