6 segredos para fazer o melhor pão de queijo

admin

31 de janeiro de 2017

Ele nasceu em Minas Gerais, conheceu mineradores e com seu jeito marcante e versátil, conquistou o mundo inteiro. Sabe de quem estamos falando? Só poderia ser dele, o pão de queijo, uai! Então se você também é apaixonado por ele, confira algumas dicas para fazer a receita perfeita!

pão de queijo

 

No antigo caderno de receitas da sua família é possível encontrar uma – ou várias – receitas de pão de queijo. Reconhecido como uma receita brasileira, tipicamente de Minas Gerais, o pão de queijo surgiu assim como outras grandes invenções no campo da gastronomia: através do aproveitamento de alimentos.

Atraídos pela descoberta de ouro e de jazidas, milhares de pessoas chegavam a Ouro Preto. No entanto, ainda que a mineração beneficiasse uns e outros, haviam muitas bocas para alimentar e poucos recursos disponíveis na época. O jeito foi utilizar o polvilho e os restos de queijos duros para criarem uma das receitas mais famosas do mundo: o pão de queijo.

Claro que de pão, o pão de queijo não tem nada, já que trata-se de um biscoito de polvilho. Mas o termo se popularizou, até transformar-se em símbolo da cozinha mineira, e ganhar apreciadores e adaptações nos quatro cantos do mundo. Por esse motivo, é comum encontrarmos várias receitas e ingredientes diversos, que modificam a textura e até mesmo o sabor.

Fazer pão de queijo pode até parecer uma tarefa fácil, mas na verdade não é tão simples assim. De qualquer forma, o ritual é quase sempre o mesmo:

  • Ferva o leite ou a água com manteiga ou óleo
  • Jogue toda a mistura ainda quente no polvilho e mexa
  • Coloque o queijo e os ovos
  • Faça “bolinhas” com a massa e asse

Claro que você pode ter outra receita ou utilizar um ingrediente diferente do tradicional, no entanto, para que você consiga fazer o melhor pão de queijo, vamos te contar quais são os segredos que esta receita guarda!

SEGREDO Nº1

Não importa qual ingrediente você gosta de fazer seu pão de queijo, contudo que elas sejam de qualidade. Então opte pelo melhor queijo, polvilho bom e ovos caipiras, pois não restam dúvidas que esses ingredientes conseguem obter uma fornada de pão de queijo mais gostosa, do que uma receita preparada com queijo e polvilho industrializados. Lembre-se ainda que o ovo é fundamental para na textura e leveza do pão, além de auxiliar o polvilho a estruturar melhor a massa, então não escolha qualquer tipo de ovo na prateleira, combinado?

 

SEGREDO Nº 2

O protagonista desta receita, certamente, merece uma atenção especial e um tópico falando exclusivamente dele. Existem vários tipos de queijos que podem ser utilizados no preparo deste pão, porém, quanto mais curado ele for, melhor!

Além de dar um toque “mais mineiro”, o queijo meia cura é o preferido das donas de casas, assim como aquele queijo mais duro, que fica ótimo para rolar na receita. Mas você também pode optar por um queijo fresco, mas não esqueça que a massa poderá ficar mais pesada, e isso também vale para os queijos mais gordurosos.

 

SEGREDO Nº 3

Os dois são derivados da mandioca, mas como já deve saber, algumas receitas são feitas com polvilho doce e outras com azedo, mas você sabe qual é a diferença? Em termos de fabricação, a principal diferença é o tipo de fermentação, um é moído e seco, resultando no polvilho doce, enquanto o outro é fermentado antes do processo de moagem e secagem, obtendo o azedo.

Mas com relação a receita, o polvilho azedo cresce mais e quando esfriam, normalmente, ficam mais secos no paladar, deixando a massa mais aerada. Já o polvilho doce costuma ser mais denso e uniforme, resultado de uma massa mais compacta. Em todos os casos, estes dois tipos de polvilhos são bem-vindos, variando de acordo com o gosto de quem manuseia a receita.

 

SEGREDO Nº 4

Para você que usa como gordura o óleo, manteiga ou a banha, é importante saber que quanto mais gordura, mais maciez você proporciona para sua massa, no entanto, se exagerar na quantidade pode deixar o pão pesado.

 

SEGREDO Nº 5

Leite ou água, eis a questão? Para não entrarmos em termos técnicos, vamos dizer que tanto a água ou o leite fazem com que o amido presente no polvilho fique inchado e gelatinoso, o que deixará a massa também elástica para o preparo. Porém, o truque é simples: com leite sua massa será mais difícil de modelar, já que ficará mais pegajosa!

 

SEGREDO Nº 6

O mais expert do assunto, nesse caso um autêntico mineiro, vai nos contar qual é o segredo para fazer o melhor pão de queijo do mundo. Alguns vão dizer que são os ingredientes e os mais sábios dirão que é simplesmente o amor! Quanto mais dedicação você tiver, melhor será o resultado!

Já providenciou todos os ingredientes para fazer a melhor receita de pão de queijo do mundo? Já estamos sentindo o cheiro daqui!

Publicidade