Tipos de queijos franceses

admin

6 de julho de 2016

A França sempre nos surpreende com sua culinária sofisticada, e os queijos não fogem à regra, os franceses consideram esta iguaria um dos ingredientes principais da gastronomia. O gesto de montar tábuas de queijos é muito comum no país,  por isso conhecer os queijos franceses realmente é um prato cheio!

queijos_franceses

Estar na França já é um privilégio, agora imagine estar lá saboreando um autêntico queijo brie. Muito cativante a ideia, não? Os queijos franceses pertencem a uma grande variedade e não é atoa que este país é conhecido como “o país dos 300 queijos“.

A França simplesmente foi o primeiro produtor mundial de queijos, isto engloba os diversos tipos e as grandes quantidades produzidas e distribuídas pelo mundo.

Os queijos franceses têm um importante papel na cultura do país, é um dos ingredientes mais utilizados na culinária, sendo muito comum encontrar tábuas de queijos em ocasiões especiais. Essas tábuas são chamadas de plateau de fromages e, todos os queijos são distribuídos para que fiquem visualmente bonitos, oferecendo mais aroma, sabor e cor. Essas elegantes tábuas realmente emprestam mais charme para a mesa, tornando qualquer momento, digno de uma celebração.

Para que você possa montar a sua própria tábua, conheça agora as variedades de queijos franceses:

  • Brie: Este queijo macio possui esse nome decorrente de sua província na França, que leva o mesmo nome. Tem cor pálida e sabor forte, é produzido com leite cru de vaca.
  • Camembert: Este queijo é originário da Normandia e seu nome vem da vila Camembert. Pode ser produzido com leite de vaca cru ou pasteurizado e seu sabor fica mais forte quando envelhece, sua casca possui uma crosta branca de bolor
  • Roquefort: Este queijo vem do sul da França, é produzido com leite de ovelha, sendo levemente salgado. Apresenta em seu interior veias azuis, isto ocorre porque, na própria fabricação, bolores são injetados, fazendo com que o queijo tenha esta aparência.
  • Alouette: Este queijo é aerado, ou seja, contém ar em sua fabricação, possui consistência fina.

Agora ficou mais fácil fazer uma noite especial tipicamente francesa! Basta escolher os queijos franceses que mais agradam seu paladar e Bon appétit!

Publicidade