É sorvete ou é gelato?

admin

16 de agosto de 2019

Conheça as diferenças entre as sobremesas geladas e torne-se um expert!

Antes de mais nada, gelato não é sorvete. E sim, existe uma grande diferença. Uma não, várias. Descubra cada uma delas, aprenda a diferenciar um verdadeiro gelato italiano de um sorvete comum e desvende os segredos deliciosos dessa sobremesa incrível.

Foto por: Lukas

Foto por: Lukas

1- O gelato é artesanal

Ao contrário do sorvete, que é feito industrialmente, o gelato não é produzido em grande quantidade. Ele é feito nas próprias gelaterias, por isso, não tem corantes, aromatizantes ou conservantes que são muito usados nos sorvetes industriais.

Foto por: Snapwire

Foto por: Snapwire

2- É feito com frutas de verdade

Essências? Xô! O gelato é feito apenas com frutas da estação e ingredientes frescos. Tudo para
deixar o sabor ainda melhor e garantir a qualidade da sobremesa. E, por falar em sabor, dependendo da época do ano, você encontra várias opções diferentes.

Foto por: David Disponett

Foto por: David Disponett

3- Tem menos gordura e menos açúcar

Isso mesmo, além de ser mais gostoso, o primo rico do sorvete é mais saudável também. A
produção usa o próprio açúcar das frutas como adoçantes e usa a água para deixar tudo bem
equilibrado. A quantidade menor de gordura deixa a sobremesa mais saudável e o sabor mais
aparente.

Foto por: Kristina Paukshtite

Foto por: Kristina Paukshtite

4- Ele é gelado, não congelado
O gelato é mantido e servido em temperaturas mais altas que o sorvete, por isso a sua textura é mais cremosa e o sabor mais intenso. A sensação congelante que o sorvete comum tem anestesia a boca e faz com que o gosto fique mais leve. Isso não acontece com o gelato! Mas se você não vai viajar para a Itália e ficou morrendo de vontade de experimentar um gelato, como reconhecer um verdadeiro e não ser enganado por falsas gelaterias? É simples, observe bem o produto.
O gelato tem menos ar que o sorvete. Então, você não verá aquelas pequenas bolhas de ar e ele deve ser cremoso. Por causa da temperatura, você não vai encontrar nenhum cristal de gelo na sua sobremesa. Por último, repare bem no lugar onde está armazenado – os gelatos ficam em recipientes de inox, não de plástico.

Foto por: Vlad Chețan

Foto por: Vlad Chețan

Agora que você já aprendeu tudo sobre o “sorvete italiano”, é só correr para a gelateria mais próxima e aproveitar um pedacinho da Itália aqui no Brasil!

Publicidade