A origem do carnaval, a partir do vinho

Artigos de vinhos Vinhos

admin

15 de fevereiro de 2016

No compasso da bateria, o bloco de hoje faz uma homenagem ao deus do vinho, e conta a origem do carnaval, a partir do vinho! Então, preparem suas fantasias, confetes e serpentinas, que o clima é de festa e temos muitos motivos para comemorar!

origem do carnaval

Dionísio – ou Baco, como é conhecido pelos romanos -, além de ser considerado o deus do vinho, foi um dos responsáveis pela origem do carnaval – uma das festas mais animadas, não somente no Brasil, mas no mundo todo.

Este deus é sempre referenciado e lembrado pelo vinho, sua lenda conta que foi ele o primeiro a espremer cachos de  uvas e experimentar a gostosa sensação de sabor e alegria trazida pela bebida e, com sua grande descoberta, resolveu viajar pela Ásia e ensinar a todos a arte de produzir vinhos. Dionísio então percorreu todo o continente asiático e voltou para sua terra natal, conhecida como Tebas, iniciando diversas comemorações em homenagem a ele mesmo. Algumas festas já existiam antigamente, mas eram com propósito de comemorar a agricultura e fertilidade da terra, contudo foi Dionísio quem estipulou uma espécie de calendário, determinando datas precisas para iniciar tais festividades.

Desta forma, desde a origem do Carnaval, as “festas dionísicas” foram sendo divulgadas e adaptadas por outros povos, como os romanos e helenos, mas o Carnaval apenas recebeu este nome em 509 d.C., quando a Igreja Católica reconheceu e oficializou o feriado.

Na mitologia, o Carnaval era realizado exclusivamente em homenagem ao deus Dionísio e um determinado cronograma anual era seguido, em que os cultos se iniciavam em dezembro, com o objetivo de cultivar as terras férteis. As pessoas pisavam sobre cachos de uva, simbolizando o corpo de Dionísio, e pediam mais saúde para as videiras. Todo este ritual era necessário para que em fevereiro continuassem as festividades, nomeadas como Festival de Lenaia. Este mês, então, era destinado a abrir as jarras de fermentação, onde se encontravam as uvas pisoteadas e, assim, todos degustavam a bebida em homenagem ao deus Dionísio. O interessante é que esta festa foi se espalhando por várias culturas e se adaptando de acordo com os costumes e valores. O uso de máscaras e fantasias já era um hábito, mas simbolizava, acima de tudo, a eliminação de classes sociais, pois nestas comemorações todos eram semelhantes.

A origem do Carnaval, a partir do vinho é uma história pouco contada, mas saiba que estes dois sempre foram companheiros inseparáveis na difusão destes costumes e estão ligados historicamente por um único desejo: o de comemorar!

Publicidade