Como preparar um jantar romântico com vinhos

Jantares românticos Vinhos

admin

14 de dezembro de 2015

Se você ainda não recebeu seu cartão de São Valentim, não se sinta esquecido! O Valentine’s Day é comemorado apenas nos Estados Unidos e outros poucos países – equivalente ao nosso Dias dos Namorados. Esta é uma data muito importante não somente para os apaixonados, mas para todos os amigos e familiares. Mas você não precisa estar em outro país para comemorar, então que tal preparar um belo jantar romântico com vinhos para aquela pessoa especial? Antes de começar a preparar o seu jantar, conheça algumas dicas, que vão tornar sua noite inesquecível!

valentines_day_

O clima é de romance no ar… E melhor do que enfrentar restaurantes lotados, com conversas paralelas e garçons interrompendo, é fazer você mesmo um jantar romântico em casa, com mais intimidade e liberdade para inovar, criando um clima estimulante e agradável.

Os vinhos, além de sedutores, são a combinação perfeita para um jantar à luz de velas, ainda mais em uma ocasião especial como o Valentine’s Day. Se chocolates e flores derretem o coração da pessoa amada, os vinhos são essenciais em uma noite mais romântica e convidativa.

Para surpreender ainda mais seu convidado, capriche no cenário, coloque uma boa música de fundo e decore a mesa de uma forma diferenciada para potencializar ainda mais sua comemoração. Escolha sempre uma mesa pequena, para que vocês possam ficar mais próximos um do outro, durante toda a  comemoração.

Um jantar à luz de velas é sempre uma opção atraente, sendo assim, use velas grandes em castiçais elegantes ou, se preferir, pode optar por velas pequenas também. As iluminarias e abajures também são bem-vindos, o importante é manter uma iluminação mais fraca e, deste modo, favorecer ainda mais o clima de romance. Você ainda pode usar flores, laços de cetim envoltos dos talheres e abusar sempre da sua criatividade!

Agora que seu cenário já está pronto, o desafio está em escolher o vinho adequado para combinar com o ambiente e harmonizar com a comida que será servida durante este momento tão prazeroso. O ideal é conhecer melhor as preferências de seu par, para que neste dia tão marcante, nada saia errado!

Para a entrada de seu jantar, a opção mais convidativa é sempre aperitivos mais leves, como queijo brie com torradas, o que sempre agrada – ainda mais acompanhado de geléia de pimenta, para aquecer ainda mais o clima.

Os vinhos tintos e brancos são os mais indicados para uma noite a dois, eles devem estar relacionados com as comidas que serão servidas durante o jantar, por isso continue acompanhando nossas dicas para que a noite seja inesquecível.

Se sua especialidade é o preparo de carnes vermelhas e grelhadas, os vinhos tintos são os mais indicados, mas se a noite estiver quente e se em seu jantar o prato principal tiver massas, carnes brancas ou até frutos do mar, adquira uma garrafa de vinho branco e lembre-se: antes do jantar, coloque sempre este vinho na geladeira. Mas caso você esteja aberto a novas experiências degustativas e prefere servir as duas opções de vinhos, sirva primeiro o vinho branco antes do vinho tinto e deixe sempre taças com água sobre a mesa, pois recomenda-se que cada gole de vinho seja intercalado com um de água, para sentir melhor e identificar os sabores do vinho e da comida.

As taças são essenciais e também uma ótima escolha para decorar o ambiente, você pode optar por taças transparentes ou até mesmo vermelhas e, antes de qualquer coisa, proponha uma brinde para inaugurar a noite com um pedido especial e romântico!

Após terminarem a maravilhosa comida que você preparou e escolheu a dedo junto com os vinhos, chegou um momento muito esperado: o da sobremesa! Saiba que os vinhos também podem acompanhar muito bem os pratos doces. O segredo está em escolher uma bebida que se aproxime bem do nível de açúcar contido no doce, para que nenhum se sobressaia sobre o outro. Uma dica é sempre optar por algo que tenha chocolate, mas esqueça os chocolates brancos – eles não possuem o sabor marcante que os chocolates amargos têm. Para combinar com opções como bolos, tortas, cupcakes e mousses, o ideal são os vinhos: Banyuls, Jerez de Pedro Ximénez, vinho do Porto LBV.

Acompanhe agora outras indicações relacionadas a algumas marcas de vinhos e as harmonizações, que podem ser realizadas adequadamente!

Vinhos Tinto:

  • Malbec: Este vinho bastante frutado, é uma ótima opção para refeições com carne vermelha e também para entradas com queijo. Pode ser servido em uma temperatura de 16º C.
  • Merlot: Possui sabores mais fortes e notas de chocolate, também harmoniza bem com carne vermelha. Pode ser servido em uma temperatura de 18º C.
  • Pinot Noir: Este vinho apresenta um aroma frutado mais forte, com notas de framboesa, morango e groselha. Combina com pratos de carne vermelha e suína. Pode ser servido em uma temperatura de 14º C.
  • Chianti: Este vinho contém notas de violeta e cereja amarga, combina com carne vermelha e queijos. Pode ser servido em uma temperatura de 16º C.
  • Carménère: Este vinho é muito encorpado e frutado, harmoniza bem com carne vermelha, queijos e até peixes. Pode ser servido em uma temperatura de 18º C.

Vinhos Branco:  

  • Riesling: Este vinho apresenta um rico aroma de frutas e pode ser harmonizado com saladas e peixes. Pode ser servido em uma temperatura de 10º C.
  • Pinot Grigio: Também contêm um aroma bem frutado, combina com pratos que tenha carne branca, peixes, saladas verdes e até sopas. Pode ser servido em uma temperatura de 8º C.
  • Chardonnay: Um vinho com sabor forte e picante, harmoniza bem com massas.  Pode ser servido em uma temperatura de 10º C.
  • Sauvignon Blanc: Este vinho contêm aromas de ervas e aspargos, combina com saladas verdes e sopas. Pode ser servido em uma temperatura de 8º C.

Agora que você já sabe como preparar um jantar romântico com vinhos, desejamos a todos os apaixonados bom apetite e que este clima de amor continue no ar e que os vinhos continuem fazendo parte de seus jantares, principalmente nos dias comuns. Happy Valentine’s Day!

Publicidade