Dicas de espumantes e champagnes para o Réveillon

Dicas de vinhos Vinhos

admin

26 de dezembro de 2016

O relógio está quase marcando meia noite e você ainda não sabe qual champagne comemorar a virada do ano? Antes de escolher qualquer garrafa da prateleira do supermercado, acompanhe nosso artigo e confira como começar o ano com o pé direito, escolhendo as melhores opções de espumante e champagnes para o Réveillon!

champagnes para o Réveillon

O Réveillon sempre começa com muitas tradições, se você faz questão de colocar uma roupa branca, gosta de comer sete sementes de romãs, ou se está na praia e não deixa de pular as famosas sete ondas, sabe exatamente do que estamos falando. Claro que cada gesto destes tem uma explicação, porém, estourar uma garrafa de espumante é sempre a atração da noite.

Os champagnes para o Réveillon  (isso mesmo, no masculino!) são convidados especiais na noite do Ano Novo, sendo sua presença quase obrigatória neste tipo de comemoração. Mas já que estamos falando destes dois protagonistas da festa – o champagne e espumante – nada mais justo do que conhecer quem eles realmente são.

 

Qual a diferença entre champagnes e espumantes?

As prateleiras dos supermercados sempre estão carregadas de opções e rótulos variados, qualquer um pode se confundir. Contudo, o autêntico champagne somente é produzido em uma região específica da França, a qual  leva o mesmo nome da bebida, através de métodos bastante especiais. Já as demais bebidas intituladas como espumantes, passam por métodos diferentes em sua produção, ou seja, recebem uma segunda fermentação.

Como já previsto, o champagne é uma bebida de valor mais alto, e quando “sacudido” perde seu gás carbônico – e consequentemente sua qualidade -, por isso, uma dica importante para o grande momento da virada é comprar um espumante mais barato.

 

Como abrir o champagne?

Após estourar uma garrafa de espumante e possivelmente ganhar um banho de espuma dos amigos, está na hora de trazer o convidado de honra para dar continuidade a festa. Lembre-se que a temperatura certa de champagnes  para o Réveillon é cerca de 7º, e sempre opte pela taça flûte ou flata para aprimorar a degustação. Um dos erros mais comuns é colocar esta bebida dentro da geladeira, quando o ideal é colocar a garrafa em um balde contendo a metade de gelo e água.

Se você também tem dúvidas de como abrir a garrafa de champagne, sem desperdiçar a bebida, saiba que este gesto pode ser realizado com muita simplicidade, basta segurar por completo a rolha até o momento de tirar o invólucro, uma dica é não girar a rolha e sim a garrafa. E pronto, seu champagne já pode ser apreciado do jeito que merece!

 

Qual o melhor champagne para o Réveillon? 

Sempre ficamos com aquela “pulga atrás da orelha” sobre qual champagne comemorar a virada de ano. Se você está disposto a fazer uma última regalia no último dia do ano, prepare o bolso e o paladar para uma experiência única.

O Veuve Clicquot é uma opção agradável, além do seu sabor de maçã, pera madura e flores brancas, esta bebida é de total elegância para sua comemoração. Agora se você está em busca de um champagne ainda mais refinado, porém bem estruturado, o autêntico Moët Chandon vai te conquistar com seu sabor de frutas  cítricas de pera, melão e pêssego, além de ser produzido com as delicadas uvas Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir.

A ocasião é especial, então pede um Nicolas Feuiallatte. Esta opção de bebida vai deixar sua noite de Ano Novo mais leve e refrescante, com sua combinação de frutas e toques cítricos inigualáveis. E para finalizar esta seleção especial com chave de ouro, o delicado Mumm Cordon Rouge com suas bolhas persistentes e sabores de laranja marcantes.

 

Qual o melhor espumante para o Réveillon?

Mas se você quer economizar um pouco e, mesmo assim, saborear bebidas de qualidade a opção são os espumantes. Para começar, experimente o brasileiro Cava Codorniú, famoso pelos seus sabores complexos e aromáticos, além dos valor acessível. O Moscatel é o preferido de muitos, talvez por ser fácil de beber devido seu sabores adocicados, que lembram torta de maçã.

Já que estamos falando em opções italianas, porque não citar o tradicional Prosecco, com sabores cítricos leves e descontraídos, uma ótima bebida acompanhar pratos também mais leves. E para finalizar, vamos de Dom Guerino Brut Rosé, produzido com 100% de uvas Malbec. Sua espuma cremosa e aroma de frutas, com certeza, oferecerão mais sabor ao seu início de ano.

 

Pronto, agora só falta correr para fazer as últimas compras e aproveitar as nossas dicas sobre espumantes e champagnes para o Réveillon! Produtos Finos deseja a todos um Feliz Ano Novo, com muitas borbulhas e bons vinhos!

Publicidade