O que é sommelier, enólogo e enófilo?

Artigos de vinhos Vinhos

admin

31 de janeiro de 2017

Eles sabem, lidam ou produzem vinhos. Esta resposta é clássica quando perguntamos o que é sommelier, enólogo e enófilo. Assim como os vinhos, os profissionais e apreciadores também possuem detalhes que são peculiares, e nem sempre o dicionário é claro em suas explicações, por isso, se você deseja aprofundar seus conhecimentos, basta ler nosso post! Prometemos resolver todas as suas dúvidas!

o que é sommelier

No universo dos vinhos, cada uva, taça, colheita e rótulo tem uma particularidade, e com os profissionais dos vinhos não seria diferente. Você já deve ter escutado repetidas vezes esses nomes, mas saber exatamente o que é sommelier, enólogo e enófilo é um desafio até mesmo para os mais experientes no assunto.

Associar qualquer experiência ou conhecimento somente ao sommelier é injusto com os demais profissionais e apreciadores que também possuem mérito. No entanto, conhecer quais são as principais diferenças entre essas palavras é um conhecimento necessário e útil para nós, admiradores da bebida dos deuses.

Por essa razão, para descobrir o que é sommelier, enólogo e enófilo estamos dispensando os dicionários, neste caso, preferimos te contar com mais detalhes através deste post. Confira!

 

O QUE É ENÓLOGO?

Podemos afirmar que o enólogo é primeiro responsável pelo vinho, é este profissional que tomará as primeiras decisões a respeito do solo, técnicas de colheita, mistura de castas, vinificação, entre outros detalhes mais técnicos. Mas não é só isso, o enólogo também pode ser designado para cuidar da pós-colheita e das ações de marketing necessárias para a divulgação das uvas.

Vale lembrar que este profissional, que está atrás do plantio, cultivo e demais processos após a colheita das uvas, precisa ter conhecimentos superiores ou ter cursado uma graduação de química, agronomia e outros estudos envolvendo botânica.

 

O QUE É SOMMELIER?

Apesar de ser tão falado, o sommelier é confundido com qualquer atividade que possa relacionar-se com os vinhos, porém, existem várias diferenças sobre este termo mal discutido. Para começar os esclarecimentos, é importante saber que o sommelier é responsável basicamente pela harmonização dos vinhos, não participando necessariamente do processo de plantio como muitos pensam.

Devido seu profundo conhecimento em vinhos, ele pode atuar em bares, restaurantes, lojas especializadas e demais ambientes que ocorram degustações. Contudo, suas funções vão desde planejamento de cardápios, decantar vinhos, recomendações a clientes, recebimento e armazenagem de mercadorias, ministrar cursos, planejar encontros gastronômicos, entre uma série de outras atividades que podem envolver os vinhos.

 

O QUE É ENÓFILO?

Eu, você e todos aqueles que são apaixonados pelos vinhos são enófilos. Em outras palavras, os enófilos são pessoas que apreciam, fazem anotações ou se interessam de alguma forma por esta bebida, mas que não se envolvem diretamente ou são responsáveis do processo de cultivo, harmonização, etc. Então se você se encaixa em qualquer situação acima pode se considerar um autêntico enófilo.

 

Está satisfeito com tudo que aprendeu sobre o que é sommelier, enólogo e enófilo. Então a todos os enófilos presentes desejamos as melhores experiências com os vinhos! Quer acompanhar nossas postagens, basta nos seguir nas redes sociais!

Publicidade