Tipos de taças de vinho

Dicas de vinhos Vinhos

admin

3 de novembro de 2015

Você não precisa ser um sommelier ou ter em mãos um manual de instruções para beber um bom vinho. O segredo está em combinar os tipos de taças de vinho de acordo com cada bebida, permitindo que sua degustação seja inesquecível! O vinho possui muitos detalhes interessantes – e cada um deles você encontra aqui. Preparamos um guia exclusivo para quem quer conhecer melhor este universo, fique à vontade!

taças de vinho

Os vinhos são bebidas de requinte e merecem ser degustados em copos personalizados e elegantes. As taças cumprem um papel essencial durante toda a degustação, sendo indispensáveis para realçar algumas características presentes neles, por isso todo amante desta bebida deve conhecer melhor as taças de vinho, para ter contato sempre com a melhor experiência.

As taças de vinho apenas ganharam reconhecimento em 1950, quando o  austríaco Claus Josef Riedel percebeu que elas seriam uma peça chave para destacar as qualidades sensoriais dos vinhos, encaminhando todo o aroma da bebida até nosso nariz. Assim foi analisado o volume, a forma, o diâmetro, o acabamento e a espessura dos copos próprios para degustá-los. Esta descoberta levou Claus a realizar novos experimentos, combinando as bebidas em copos diferentes, até alcançar o melhor resultado.

A partir destes experimentos, o mundo conheceu uma nova forma de degustar vinhos e, acima de tudo, de conhecer melhor as propriedades desta bebida tão instigante. Um vinho não pode ser apreciado de qualquer maneira, é necessário saber segurar uma taça corretamente e escolhê-la adequadamente. Estas não são apenas questões de etiqueta, mas ações necessárias para explorar melhor as características marcantes das bebidas e obter uma experiência inesquecível! Por isso, algumas dicas são sempre bem-vindas quando o assunto é vinho, então anote todas:

Evite taças de vinho coloridas, as transparentes são mais indicadas e precisam ter sempre entre 240 e 360ml de capacidade e não devem ser preenchidas com vinhos muito grossos. As taças normalmente têm grandes hastes e pés longos, este formato não é necessário só por uma questão de estética. Não ter contato na parte onde a bebida se encontra é o ideal, pois o calor das mãos pode aquecer a bebida e interferir em todo o aroma e textura do vinho, que já é servido em uma temperatura correta.

Outra dica é não manter a mão totalmente fechada ao redor da haste, mas apenas os dedos indicador e polegar no fundo do pé do copo.  Sobre a quantidade de vinho no copo, ela pode ser relativa, mas o ideal é que mantenha o copo 1/3 ou 1/4 cheio.

Você não precisa ter todas as taças de vinho próprias para degustação, mas conheça agora as mais indicadas para cada tipo de vinho e aproveite cada detalhe para preparar uma noite especial na companhia de pessoas queridas!

  • Taças para espumante: Estas taças de vinho são em formato de flauta, ideal para apreciarmos melhor as borbulhas da bebida. Toda sua efervescência e aroma são encaminhados diretamente ao nosso nariz, controlando o fluxo acima da língua. Mas não se esqueça que esta taça deverá ter um corpo curvado.

taças de vinho

  • Taças para vinho branco: Estas taças de vinho têm um formato menor, devido à necessidade dos vinhos serem consumidos em temperaturas mais baixas, e precisam de um número menor de trocas, de acordo com o calor do ambiente. Sua aba, sendo bem estreita, permite que a nossa língua sinta melhor o gosto equilibrado entre a acidez e a doçura presentes no vinho.

taças de vinho

  • Taças para vinho tinto: Estas taças de vinho são um pouco maiores, pois o vinho tinto contém sabores mais extensos e precisa de espaço para “respirar”, elas deverão ser preenchidas até 1/3, pois o vinho também precisa se movimentar. Existem dois tipos de taças: a  Bordeaux, que contém uma aba mais fina e tem capacidade de direcionar a bebida para a ponta da língua, assim sentimos inicialmente o sabor frutado; e a taça Borgonha, que se assemelham ao formato de um balão, permitindo que o vinho tenha um contato maior com o ar, e o nariz poderá explorar melhor os aromas presentes.

taças de vinho

Após estas preciosas informações, temos certeza que os vinhos estarão em boas mãos, assim como em boas taças!

Publicidade