7 segredos para fazer azeite aromatizado

admin

1 de dezembro de 2016

Além de ser um salva-vidas em sua cozinha, o azeite ainda é um tempero que admite outras variações interessantes. Por isso, saber fazer o melhor azeite aromatizado é importante para dar um toque e sabor especial em sua comida! Quer aprender os segredos para não “errar a mão” neste preparo? Então confira as nossas dicas!

azeite aromatizado

Cozinhar é uma verdadeira terapia, mas existem alguns segredos que são capazes de aperfeiçoar e descomplicar técnicas. Até mesmo preparos que parecem simples, como fazer azeite aromatizado, por exemplo, pode tornar-se em uma receita desastrosa, caso alguns cuidados não sejam tomados por parte da cozinheira.

Ideias para temperar nossos pratos e ser excelentes opções de presente artesanal, o azeite aromatizado conquistou espaço entre os demais temperos espalhados em qualquer prateleira. Entretanto, antes de escolher as ervas e demais ingredientes que irão compor seu azeite, confira 7 segredos que vão te ajudar a fazer o melhor azeite aromatizado:

 

1- ESTERILIZE O VIDRO

Você não gostaria de ter seu azeite aromatizado contaminado de alguma forma, então para evitar esta situação é importante colocar água quente durante 20 minutos no vidro que escolher. Lembre-se também de duas coisas: cubra com água totalmente o vinho e deixe-o secar naturalmente.

 

2- AQUEÇA O AZEITE

Não é somente o vidro que pode oferecer contaminação, o próprio azeite pode oferecer esse risco, sendo necessário aquecê-lo a 40º C antes de despejá-lo no recipiente. Esta medida é recomendada principalmente se irá utilizar ervas aromáticas para dar aquele toque final, mas tenha cuidado para não queimar o azeite!

 

3- DESIDRATE AS ERVAS

Se você não quiser aquecer o azeite, ainda restará outra alternativa para livrar-se das indesejáveis bactérias. Nesse caso, seque as ervas em forno a 100º C ou através do sol. O ideal é que as ervas estejam completamente secas antes de serem misturadas ao azeite.

 

4- ESCOLHA AZEITES DE QUALIDADE

para não comprometer o resultado final da sua receita, sempre opte pelos azeites com contém acidez máxima de 0,8%. Combinado?

 

5- REPOUSE O AZEITE

Após concluir sua receita é necessário deixá-lo repousá-lo a fim de absorver todos os aromas presentes. Mas mesmo no descanso, alguns cuidados especiais devem ser tomados, como manter o pote em local seco e sem luz e, se possível, envolvê-lo com papel de alumínio.

 

6- ATENÇÃO COM AS ERVAS FRESCAS

Poucas cozinheiras sabem disso, mas somente o azeite aromatizado preparado com ervas desidratadas pode ser consumido sem retirá-las. Para os azeites preparados com ervas frescas, indicamos retirá-las após as duas semanas de repouso.

 

7- ACOMPANHE O PRAZO DE VALIDADE

Como é um produto artesanal, certamente seu prazo de validade é maior em comparação aos produtos industrializados. Então, em até dois meses você pode aproveitar seu azeite sem problemas, mas se deseja aumentar sua validade o processo é simples: basta guardá-lo na parte inferior do frigorífico ou congelá-lo para usar em outras ocasiões.

 

Está pronto para fazer o melhor azeite aromatizado da sua vida? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem estes segredos de mestre!

Publicidade