Tipos de azeite

admin

11 de julho de 2016

Posso ajudar? Sempre que estamos em frente a uma prateleira com diversos tipos de azeites expostos, nunca aparece alguém para nos auxiliar, não é mesmo? Diante de tantas opções, é normal ficarmos com algumas dúvidas, mas vamos solucionar cada uma delas para que você entenda um pouco mais sobre os tipos de azeites e aproveite algumas dicas sobre sua utilização em nosso consumo.

tipos_de_azeite

O azeite é um ingrediente quase obrigatório nas cozinhas do mundo, no entanto, nem todos estes fãs sabem distinguir os tipos de azeite. Comprar azeites pode não ser um tarefa muito simples, são muitas variedades expostas nas prateleiras dos supermercado que podem confundir a todos. Compreender os tipos de azeite é importante para que possamos separá-los de acordo com sua acidez, ajudando-nos a adquirir um produto de nossa preferência.

   1) Melhores opções:

  • AZEITE VIRGEM

O azeite virgem é produzido a partir da segunda prensagem de olivas e demais óleos refinados por um processo químico e, para medir a acidez deste azeite, existe a necessidade de verificar  a quantidade de ácido oleico presente, que deve ser entre 1,1% e 2%.

Vários tipos de azeite são utilizados principalmente em saladas, contudo o azeite virgem possui sabores e aromas marcantes, devido a sua própria acidez, e pode ser utilizado principalmente na culinária, em pratos como saladas, molhos e fatias de pão, podendo substituir a própria manteiga, também pode ser utilizado em alimentos já cozidos, como legumes, peixes e carnes.

  • AZEITE EXTRAVIRGEM

O extravirgem é um dos tipos de azeite mais procurados para utilização na cozinha e se diferencia do azeite virgem por alguns fatores, como o seu modo de produção, que é diferenciado, pois ele é resultado da primeira prensagem do fruto e, por isso, não passa por nenhum processo químico, não perdendo nenhum tipo de nutriente e oxidação.

Este azeite pode conter até 0,8% de acidez, segundo as normas internacionais, mas isso não significa que, por ter uma baixa acidez, ele apresente um sabor inferior. Aliás, devido a estas propriedades do azeite, ele é considerado um verdadeiro aliado do coração, por ser um dos mais puros fabricados.

O extravirgem também pode ser utilizado em cozimentos de fogo brando, refogados e ensopados. Uma dica bem legal é dar preferência a preparações frias, pois em altas temperaturas este azeite pode perder suas propriedades.

 2) Opções secundárias:

  • AZEITE DE OLIVA VIRGEM CORRENTE

Quando adquirir qualquer azeite é importante sempre observar a embalagem do produto, se no rótulo estiver presente a palavra oliva virgem corrente, fique atento!

Alguns tipos de azeite não podem ser confundidos em sua compra, o azeite oliva virgem corrente, também conhecido como semi-fino, é produzido de um modo diferente dos demais, em sua fase de produção ele é misturado com outros tipos de azeites, como o refinado, por exemplo, atendendo assim às exigências do mercado e estando apto para o consumo, sua acidez pode variar de  2,1% a 3,3%. O azeite de oliva virgem corrente possui um sabor satisfatório e diferente dos demais azeites, sendo recomendado em saladas e frituras.

  • AZEITE DE OLIVA 100% PURO

Diante de tantas opções de tipos de azeite, encontramos o azeite de oliva 100% puro. Este tipo de azeite é mais indicado para frituras e cozimentos, permitindo um preparo melhor, adaptado a altas temperaturas, pois só começam a perder parte de suas propriedades a partir de 180º C, e sua acidez não ultrapassa 1,5%.

Atualmente, algumas pessoas preferem substituir o azeite de oliva pelo óleo de soja, contudo existem vantagens e desvantagens nesta ação, o azeite de oliva 100% puro consegue agir diretamente na redução de colesterol ruim e no aumento do colesterol bom, diferente do óleo de soja, que auxilia apenas na diminuição dos dois tipos de colesterol, o ruim e o bom. Porém, o óleo de soja ainda pode resistir a temperaturas de até 210º C, sem perder suas propriedades e sem queimar.

Como pode conferir, azeite não é tudo igual! Então é importante sempre conhecer todos os tipos de azeite para entender suas variações e usá-los de maneira correta e satisfatória!

Publicidade