O café no Brasil

admin

31 de agosto de 2016

O Brasil jamais seria esse território que conhecemos sem antes ter conhecido o café. Esses pequenos grãos mudaram a trajetória do país, sendo protagonista de uma história de lutas e conquistas. Com certeza, o café no Brasil tem uma marca registrada e, como já dizia o escritor brasileiro Coelho Neto: “A história do Brasil foi escrita com tinta de café”.

café no Brasil

O Brasil tem uma história antiga com o café e, graças a todos os acontecimentos e investimentos, hoje o país é o maior produtor de café e o segundo mercado consumidor,  ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O café no Brasil é um personagem importante, já que atualmente o país possui cerca de 2.311 milhões de hectares de café, com aproximadamente 287 mil produtores espalhados entre municípios e cooperativas. Cada vez mais o país investe em tecnologia e no comércio e se preocupa sempre em produzir café com qualidade, que não agrida o meio ambiente. Para que isto ocorra de maneira frequente, a produção do café sustentável é cada vez mais requisitada.

O café no Brasil é também um agente gerador de emprego, onde 8 milhões de pessoas são empregadas através da zona cafeeira. Os tipos de café mais produzidos são  o café arábica (Coffea arabica L.), com maior qualidade e requinte, cultivado em altitudes acima de 800 metros, e o café robusta ou conilon (Coffea Canephora), que possui menos acidez e mais cafeína.

As condições de plantio neste território são muito favoráveis, o clima, o solo e o relevo permitem que vários estados produzam café, como: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

O Brasil é pioneiro quando o assunto é café e transformou a zona cafeeira em uma dos principais recursos para exportação, comprometendo-se a produzir e diversificar a cultura do café, oferecendo aos brasileiros opções como os blends, ou seja, os cafés que possuem a mistura de grãos diferentes, com novos sabores – para agradar todos os tipos de paladares.

É impossível falar do café no Brasil sem lembrarmos da trajetória destes grãos em nossas terras, é por isso que temos orgulho de saber um pouco mais deste contexto histórico, onde o café é – e sempre será – um grande herói!

Publicidade