Cervejas verdes da Irlanda

admin

29 de fevereiro de 2016

O dia de São Patrício já passou, mas sempre vale a pena recordar os motivos que tornam esta data tão importante para os irlandeses. São trevos, duendes e muita cerveja, espalhados por todos os lados, unidos com uma única proposta: festejar! Entre você também nesta festa, vista-se e venha comemorar com a gente – na companhia de incríveis cervejas verdes da Irlanda!

cervejas_verdes_da_irlanda

Quem não conhece as comemorações, pelo menos já ouviu falar nas cervejas verdes da Irlanda – e existem várias explicações para isso. Você já deve ter reparado que os duendes, os trevos e as cervejas são símbolos oficiais desta festa, mas existe um significado muito especial para cada item.

Antigamente, o dia 17 de março era destinado apenas para festividades religiosas, até os pubs eram proibidos de funcionar neste dia, tudo em respeito ao padroeiro da Irlanda, São Patrício, responsável por disseminar o cristianismo para esta ilha até então povoada por pagãos.

Mas como tudo fica melhor com cervejas, ainda mais se foram as cervejas verdes da Irlanda, esta bebida foi sendo introduzida nas comemorações, algumas até receberam a adição de corantes verdes, para ficarem de acordo com as cores oficiais de São Patrício.

Você deve estar se perguntando: o que o verde tem a ver com tudo isso? Pra começar, além da cor estar presente na própria bandeira do pais, a Irlanda é conhecida como Ilha Verde, ou Ilha Esmeralda, para os íntimos. Já o dia do padroeiro é comemorado sempre na primavera, a estação também representada pela cor verde no país. Então tudo está ligado a esta cor, principalmente os símbolos que representam o feriado, como o trevo verde, que ficou famoso exatamente por causa de São Patrício, que era um ex-escravo britânico que resolveu voltar a Irlanda, para tornar a igreja Católica uma fonte de renovação entre os irlandeses e, durante toda a sua peregrinação, usou um trevo para simbolizar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), com isso o trevo se tornou uma tradição cultivada no país até os dias de hoje.

Por isso, se estiver na Irlanda, ou em qualquer país que também siga esses costumes, vai encontrar várias pessoas com a cara pintada de verde e vestidas de duendes, isto porque estas fantasias também são uma referência a figura mitológica do próprio folclore irlandês, conhecido pelo nome de leprechaun, ou duende verde, como o chamamos.

A principal protagonista nesta história toda, certamente, são as cervejas verdes da Irlanda, uma convidada muito presente nas comemorações irlandesas, e algumas acabam recebendo a adição de corantes para combinarem ainda mais com as cores vibrantes de todo cenário, alguns apreciadores garantem que o sabor não fica o mesmo, mas mesmo assim preferem acompanhar as tradições. Não são apenas as cervejas verdes da Irlanda que fazem sucesso, na realidade o dia de São Patrício é festejado junto com a Guinness, a cerveja preta de Dublin, a maior patrocinadora do evento, por todos os lados você encontrará irlandeses brindando com estas cervejas escuras.

Aqui no Brasil, como em outros países, o costume é também homenagear este santo, seguindo de alguma forma as tradições culturais deste país. Este ano o Cristo Redentor ficou verde por alguns segundos, assim como a Torre de Pisa e a London Eye, apesar deste feriado pertencer apenas a Irlanda, outros lugares se unem para uma celebração única de alegria e união – todos ao lado de cervejas verdes, claro.

Publicidade