Como montar uma tábua de queijos corretamente

Artigos sobre queijos Queijos

admin

15 de dezembro de 2016

Para montar uma tábua de queijos, você vai precisar de: uma tábua, diferentes queijos, acompanhamentos e o ingrediente principal: seus convidados! Quer fazer bonito neste preparo? Então acompanhe nossas dicas para montar uma tábua de queijos de cair o queixo!

tábua de queijosQuem está acostumado a lidar com o universo dos queijos, sabe que cada detalhe faz diferença. Por isso, montar uma tábua de queijos é um gesto que demanda de delicadeza e harmonia, sendo de extremo bom gosto combinar diferentes texturas de queijos, assim como os acompanhamentos e bebidas.

Assim como uma tábua de frios, cada elemento precisa estar bem posicionado para garantir harmonização, facilitando a escolha e processo de degustação. Além desses fatores, existem outros cuidados especiais que precisam ser tomados por quem irá preparar a tábua de queijos. Confira a seguir cada um deles e prepare-se para uma noite memorável ao lado dos queijos.

 

1- ESCOLHA A TÁBUA

Responsável por acomodar os queijos, a escolha da tábua é de extrema importância. Seu tamanho irá variar de acordo com o número de convidados, mas recomendamos que seja uma tábua redonda ou até mesmo retangular com espaço suficiente para distribuir os queijos, sem deixá-los apertados.

Outra dica é optar por uma tábua de madeira, pois além de possuir um design interessante, poderá ser reutilizada posteriormente em outras ocasiões.

 

2- VARIE ENTRE OS QUEIJOS

Montar uma tábua de queijos parece ser simples no primeiro momento, no entanto, cometer alguns erros é mais fácil do que podemos imaginar. A começar pela escolha dos queijos, por exemplo, eles precisam oferecer diferentes sabores e intensidades, sendo este o fator chave para deixar sua tábua charmosa e interessante.

Ainda que você esteja com dúvidas, vale a pena fazer alguns testes, variando entre queijos frescos, macios, duros e azuis. Mas se ainda estiver meio perdida nesse assunto, veja abaixo como classificar cada tipo de queijo:

  • Frescos: Queijos de cabra ou vaca, Requeijão, Ricota, Cotage e Mascarpone.
  • Macios: Muçarela, Brie, Camembert, Serra da Estrela.
  • Semi-macios: Edam e Gouda.
  • Duros: Grana Padano, Pecorino, Cheddar, Emmenthal, Provolone, Gruyère e Ilha.
  • Queijos azuis: Roquefort, Gorgonzola, Stilton e Bleu d’Auvergne.

 

3- COLOQUE FRUTAS

As uvas e figos precisam marcar presença na sua tábua de queijos, então nada de deixá-los de fora deste preparo. Além deles, você também pode acrescentar outras frutas frescas ou desidratadas, mas lembre-se de sempre adicionar frutos secos, como amêndoas, nozes ou avelãs.

 

4- ADICIONE COMPOTAS

As compotas são amigas inseparáveis dos queijos, então reserve um espaço em sua tábua para elas. Entre a variedade de sabores, você pode recorrer a doces de abóbora e outras marmeladas.

 

5- FINALIZE COM PÃES E AZEITONAS

Sua tábua de queijos está pronta, mas ainda faltam dois elementos especiais: as azeitonas portuguesas e os pães. Os pães oferecem mais opções, então você pode escolher entre os pães caseiros, de centeio, com passas ou ervas aromáticas.

 

6- COMPLEMENTE COM VINHOS

Opa! Agora estamos falando falando de assunto sério! Se você ainda tiver dúvidas sobre como combinar queijos com vinhos, dá uma olhada neste post e aprenda dicas de harmonizações incríveis!

Tem todas as informações que precisava para montar uma tábua de queijos corretamente? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e torne o happy hour de todos, um momento mais sofisticado e saboroso!

Publicidade