Os principais mitos sobre queijos

Curiosidades sobre queijos Queijos

admin

18 de julho de 2016

Queijo com bolor faz mal a saúde? Os queijos amarelos são os mais calóricos? Queijo tem data de validade? Para quem aprecia esta iguaria, sabe que estas perguntas são inevitáveis e podem surgir entre um pedaço de queijo ou outro. Mas o mistério acabou, conheça os principais mitos sobre queijos e elimine de uma vez por todas suas dúvidas!

mitos sobre queijos

O queijo é um alimento milenar, já esteve presente nas mesas dos consumidores em diferentes épocas, evoluindo de acordo com cada cultura. Devido sua versatilidade, é possível encontrar muitas variedades no mercado atual, com cores, cheiros e tamanhos diversos. Mas no meio de tantas opções, é normal que também exista muitos mitos sobre queijos

O queijo se tornou um produto respeitado e importante para determinados países, sendo símbolo de cultura e tradição. No entanto, ele ainda é um alimento derivado do leite e, apesar do seu sabor ser inquestionável, algumas dúvidas sempre são levantadas, quando o assunto é produção, composição e degustação.  

Existem muitos mitos sobre queijos, mas este é o momento ideal para colocarmos as cartas na mesa, e desvendar cada um deles. Afinal, estamos com o queijo e a faca na mão!

  • Mito 1: Queijo embolorado é queijo estragado?

Há controvérsias! Existem alguns tipos de queijos que contém bolores, mas são apreciados pelo mundo todo, como o Camembert, Gorgonzola e Roquefort. No entanto, estes bolores são peculiares e não se comparam a um queijo realmente estragado.

  • Mito 2: Os queijos amarelos são mais gordurosos que os brancos?

Mito. A quantidade de gordura pode variar de acordo com cada queijo, por isso, um dos queijos mais gordurosos é branco, como o Gorgonzola.

  • Mito 3: Os queijos precisam ser armazenados na geladeira?

Mito. Isso também pode variar de acordo com cada tipo de queijo, por exemplo, os queijos duros e semi-duros precisam ficar fora da geladeira, e de preferência embrulhados em um pano úmido. Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, confira em nosso portal mais dicas de  como armazenar queijos.

  • Mito 4: Os queijos com mofo são mais benéficos à nossa saúde?

Verdade. Estes queijos possuem roquefortina, elemento que contribui para a eliminação de bactérias no nosso organismo.

  • Mito 5: O queijo tem mais cálcio que o próprio leite?

Verdade. Apesar do queijo ser um autêntico derivado do leite, ele contém mais cálcio exatamente por causa da sua quantidade, ou seja, para se fazer 1 K de queijo é necessário 10 litros de leite, por isso o resultado final é um queijo mais concentrado e nutritivo.

  • Mito 6: O queijo não é bem vindo nas dietas?

Mito. Alguns queijos são ótimas opções para o controle de peso e até ajudam na perda de gordura abdominal. Para saber mais, leia nosso artigo sobre os queijos indicados para a dieta. 

  • Mito 7: O queijo tem prazo de validade?

Este é um dos grandes mitos sobre queijo, pois os queijos industriais comprados em supermercados, normalmente possuem data de validade. Contudo, essas datas são para cumprir uma exigência de controle de mercadoria e, por isso, você pode consumir o seu queijo com datas vencidas, a menos que ele esteja realmente com aspecto desagradável.

  • Mito 8: Hipertensos não podem comer queijos?

Existem exceções! Por exemplo, o queijo cotagge ou ricota não contém sal e podem ser consumidos normalmente por pessoas que sofrem de pressão alta.


Como pode conferir, existem diversos mitos sobre queijos, porém, esperamos ter solucionados a maior parte deles. Se você ainda tem alguma dúvida, nos mande que teremos prazer em pesquisar e responder.

Publicidade