Vinhos tintos
O vinho é uma bebida de extremo requinte e, por isso mesmo, merece ser servido em uma taça. Com isso, charmosas taças desfilam entre mãos, abrigando vinhos com cores intensas, que lembram verdadeiras jóias como o rubi. Assim são os vinhos tintos… e hoje desejam seduzir você com seus detalhes provocantes!
Todos nós temos vinhos prediletos, mas na verdade o que importa mesmo é apreciar um bom vinho e, para aqueles que se identificam com sabores mais intensos e frutados, os vinhos tintos são a escolha ideal.
Os vinhos tintos são aqueles de cor mais avermelhada, obtida especialmente através do processos de produção, uma técnica que consiste em fermentar as uvas junto com suas cascas e sementes, extraindo uma cor próxima do vermelho e seus nuances.
As cascas, folhas e sementes também são responsáveis pelo sabor adstringente que o vinho tinto oferece, pois possuem um componente chamado tanino, deixando o vinho mais amargos e intensos.
O que diferencia o vinho tinto suave do seco é exatamente a quantidade de açúcar adicionada. Os vinhos tintos secos têm um sabor amadeirado e o açúcar adicionado serve como um complemento, permitindo sentir outras características do vinho, como a acidez, este vinho também é produzido com uvas mais nobres como: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay.
Já os vinhos tintos suaves são mais doces e em sua colheita são utilizadas uvas mais comuns, como: Concord, Herbermont, Niágara, Isabel. Normalmente é o vinho mais procurado pelos consumidores, pela tendência de gostarmos mais do sabores adocicados.
Você já ouviu falar que os vinhos tintos fazem bem a saúde? Esta informação está correta, pois estes vinhos possuem um componente chamado polifenol, que ajuda a eliminar as toxinas presentes em alimentos gordurosos, como a carne vermelha por exemplo.
Agora que você conhece as principais características destes vinhos, já poderá identificar melhor aqueles que agradam mais seu paladar, acompanhe na lista abaixo algumas indicações de vinhos tintos, todos eles podem ser adquiridos através do site Vinhos e Vinhos.
- Vinho Aliança Santa Colina Estilo Merlot: Este vinho tinto possui notas de frutas vermelhas e baunilha, com sabor intenso.
- Vinho Antonio Dias Cabernet Sauvignon: Este vinho pode suportar vários anos de envelhecimento, com aromas de frutas vermelhas, chocolate e café torrado.
- Vinho Dal Pizzol Pinot Noir: Um vinho com aromas de frutas vermelhas, amoras pretas e vermelhas e cerejas maduras, com uma adstrigência que permite frescor na degustação.
- Vinho Don Guerino Reserva Tanna: Este vinho possui aromas de framboesa, ameixas e violeta.
- Vinho Don Giovanni Cuvée Segundo: Este vinho é composto por 40% de uvas Merlot, 15% de Tannat, 10% de Cabernet Sauvignon e 35% de Ancelota. Seu aroma é mais complexo com tons de framboesa.
Boas degustações com vinhos tintos!