Café Expresso ou Espresso?

admin

1 de setembro de 2015

De um lado do balcão o pedido é sempre o mesmo: “Um café expresso por favor!”, mas do outro lado deste mesmo balcão a maneira de escrever a palavra “expresso ou espresso” pode gerar dúvidas ao garçom. O café pode ser o mesmo, mas precisamos saber qual a maneira mais adequada de escrever – café expresso ou espresso?

café expresso ou espresso

Café expresso ou espresso?

No momento de pedir um café, a pronúncia é a mesma, mas qual é o correto: café expresso (com x)  ou espresso (com s)? A nossa Língua Portuguesa é sempre cheia de surpresas e armadilhas ortográficas, mas tratando-se do café, sempre vale a pena explicar melhor toda esta questão gramatical. Apesar das duas opções, estes dois cafés são o mesmo, apenas são escritos de maneiras diferentes.

A palavra espresso é de origem italiana e foi traduzida para o português como “expresso”, esta se tornou a forma oficial trazida pelos dicionários mais importantes. Isso mostra como o nosso idioma admite diversas palavras estrangeiras, mesmo sendo adaptadas de outras maneiras. Como a palavra espresso é estrangeira, podemos escrever desta forma livremente, mas devemos sempre usar itálico, para referenciar as suas origens e identificar ao próprio leitor que esta palavra não é a oficial utilizada dentro da Língua Portuguesa.

Nota-se que a palavra “expresso” possui uma tradução diferenciada no Brasil, já que “espresso” tem origem no latim e os italianos a utilizam para referenciar um café “retirado sob pressão”, já a palavra expresso com “x” usada pelos brasileiros, transmite o sentido de agilidade, o que simboliza um café rápido que sai das máquinas, e por este motivo esta palavra permanece sendo a mais apropriada, pois apesar da sua tradução ser um pouco diferenciada, ela também faz uma referência ao modo que o café é produzido, fazendo todo o sentido de “rapidez”.

Mas afinal, o que é café expresso ou espresso?

Este polêmico café é bem forte e pode ser utilizado em outros tipos, como o cappuccino, o café latte e o café mocha. O pó deve ser bem compactado, decorrente da utilização de grãos finos, juntamente com 50 ml de água quente, podendo ser adicionado creme por cima.

Polêmicas à parte, estamos em um país livre e podemos escrever a palavra espresso “com s”, desde que ela esteja em itálico, pois agora que você já sabe: café é expresso e ponto final!

Publicidade