Os benefícios do azeite na dieta mediterrânea

admin

31 de outubro de 2016

Se ele já é considerado indispensável na salada, imagina a falta que faria na dieta mediterrânea! Sendo o principal personagem desta dieta, o azeite tem participação especial quando o assunto é substituir gorduras. Quer saber mais? Confira todos os detalhes em nosso artigo!

dieta_mediterrânea

Ao contrário de um regime tradicional, a dieta mediterrânea é caracterizada pela mudança de hábitos alimentares provenientes das regiões do Mediterrâneo. Responsável por oferecer um novo estilo de vida, esta dieta tem como principal ingrediente o azeite como fonte de gordura, além de introduzir alimentos de forma vegetal – pão, massas, legumes, arroz, frutos, etc.

A dieta mediterrânea ainda insere de forma moderada o consumo de outros recursos, como peixes, aves, ovos, pequenas quantidades de carne vermelha, vinhos, entre outros alimentos.

Com isso, o azeite assume um papel de suma importância nesta dieta, já que trata-se da única gordura existente que vem de um fruto, oferecendo propriedades essenciais para a manutenção da saúde. Segundo pesquisas, quando o azeite e as saladas são adicionados a esta dieta, a gordura insaturada do azeite, junto ao nitrato presente nas folhas verdes, formam ácidos graxos que são responsáveis pela redução da pressão arterial no organismo.

Além disso, o azeite ainda pode substituir a manteiga e margarina, entre outros tipos de gorduras que estamos acostumados a utilizar na cozinha tradicional. E através desta substituição, pode-se obter não somente a prevenção contra doenças cardíacas, mas também vitamina A, que é uma fonte de antioxidantes vindos do próprio azeite.

Gostou de conhecer mais sobre esses benefícios do azeite? Então confira outros que a dieta mediterrânea a partir do azeite pode te oferecer!

  • Azeite é bastante saboroso: Fácil de digerir e ainda empresta um sabor especial para nossa culinária.
  • Inibe toda a atuação dos ácidos gástricos.
  • Estimula de forma poderosa a secreção do pâncreas.
  • Ajuda a absorver o cálcio, auxiliando no crescimento dos ossos.
  • Age como anti-inflamatório.

Percebeu como esses benefícios atrelados a dieta mediterrânea podem oferecer um resultado positivo para a sua qualidade de vida? Logicamente que esta dieta possui outras exigências condicionadas a alimentação, no entanto, hoje demos total destaque a este protagonista em especial: o azeite. Gostou do nosso artigo? Se ficou com alguma dúvida, basta deixar seu comentário, teremos prazer em lhe responder!

Publicidade