Como diferenciar os tipos de cerveja

admin

16 de maio de 2016

Estilo Pilsen, Stout, Ale, Weissbier? No dicionário dos apreciadores de cervejas, estes nomes são muito comuns, porém, nem todos são reconhecidos com facilidade. Complete seu copo sabendo que tipo de bebida está sendo consumida, saiba como diferenciar os tipos de cerveja e descubra um universo cheio de informações preciosas!

tipos de cervejas

Para nós que somos apreciadores de boas cervejas, sabemos que existem diversos rótulos disponíveis no mercado das cervejas artesanais. Com tantas opções e nomenclaturas, é inevitável ficarmos em dúvida quanto aos tipos de cerveja, principalmente quando estamos em um bar, ou até mesmo quando resolvemos fazer algumas compras e incluir cervejas em nossa lista.

Mas suas dúvidas chegaram ao fim, para que você não fique mais de copo vazio, vamos te explicar com detalhes como diferenciar os tipos de cerveja e escolher as brejas adequadas para nossa degustação.

Existem diversos fatos que contribuem para que as cervejas possuam estilos diferentes, o método de produção, a escolha de ingredientes, aroma, cor, origem, receita, entre outros fatores determinantes. Por isso, é possível encontrar centenas de estilos diferentes, sem contar aquelas que são sub-estilos ou pertencem a fusões de outros estilos.

O assunto parece um pouco complicado, mas na verdade não é. Na realidade, existem dois tipos principais de cervejas, sendo Ale e Lager, e o que diferencia estes estilos é o fermento utilizado. Conforme já sabemos, a fermentação é um método de produção da cerveja, onde o mosto é transformado em álcool, adquirindo sabores e aromas diversos para a cerveja.

Assim, a partir destes dois tipos de cervejas, obtemos os mais variados estilos que você adora. Conheça agora quais são as cervejas que fazem parte de cada família.

Tipos de cerveja Lager

As cervejas deste estilo são as mais consumidas do mundo, principalmente no Brasil, onde o consumo chega a quase 99%. As Lager são cervejas de baixa fermentação, com amargor equilibrado e normalmente cores mais claras. Você vai encontrar estas cervejas com variações de álcool, podendo chegar até 6%, por isso são bebidas com alto teor de gás carbônico.

As cervejas do tipo Lager são mais secas, sendo produzidas com maiores quantidades de malte e lúpulo. Entre os estilos mais conhecidos está: Bock, Eisbpck, Pale Lager, Munich Heles, Doppelbock, Vienna Lager, Munich Dunkel, assim como German Pilsner e Bohemian Pilsener.

Além destes estilos, também encontramos as cervejas Standard American Lager, popularmente conhecidas pelos brasileiros pelo nome de Pilser (Pilser é nome do malte utilizado no preparo). No Brasil, é muito comum o consumo de cervejas, como Skol,  Stella, Heineken, Artois, Corona Extra, Antarctica, Brahma, Budweiser, entre outras. Estas marcas são mais refrescantes e ideais para matar a sede, por serem apreciadas “estupidamente geladas”.

Tipos de cerveja Ale

As cervejas do tipo Ale foram as primeiras a serem consumidas pela humanidade, e estão disponíveis no mercado desde o século XIX. Talvez sejam por estes detalhes, que estas bebidas de alta fermentação, oferecem sabores e aromas mais frutados, além de combinações mais complexas.

As Ale são também cervejas mais encorpadas, e possuem maior graduação alcoólica em comparação com as Lager. Você também encontrará esta cerveja nas cores claras e escuras, em diversos estilos, como Pale Ale, Stout, Weissbier, Porter, Red Ale, India Pale,Tripel, Dubbel, Golden Strong Ale, Witbier. Além destas opções, as cervejas Trapistas, fabricadas em mosteiros da Bélgica e Holanda, também entram nesta classificação.


E aí, valeu a pena conhecer melhor os tipos de cerveja? Para quem é apaixonado por este universo, sabe que o conhecimento é uma boa pedida e merece ser compartilhado com todos!

Publicidade