Como combinar azeite com pratos do dia a dia
Você não precisa ter super-poderes para saber como combinar azeite com pratos do dia a dia. Por uma questão de afinidades, esse óleo milagroso se dá melhor com determinados alimentos, mas pode causar uma briga séria com outros. Para evitar esse desentendimento na sua cozinha, fique de olho em nossas dicas!
Não são somente os vinhos e cervejas que precisam de harmonização, saber como combinar azeite com pratos do dia a dia é fundamental para realçar sabores. Assim como estas bebidas, os azeites são responsáveis por potencializar as refeições de acordo com suas características.
Claro que, adivinhar como combinar azeite com aquele assado não é uma tarefa fácil, mas algumas dicas podem te ajudar muito com esse assunto. Inicialmente, precisamos reconhecer a doçura, acidez, amargor, gordura e aroma dos pratos, para em seguida escolher o azeite mais adequado.
- Pratos aromáticos e compostos por especiarias: azeites mais frutados vindos de azeitonas maduras.
- Pratos amargos: Equilibram-se com azeites jovens e picantes, vindos de um cultivo mais verde.
- Pratos gordurosos ou doces: Azeites doces e suaves.
- Pratos ácidos: Azeites mais doces para equilibrar a acidez no paladar.
No entanto, não existe um regra que dite quais são as regras para combinar azeite na culinária, o segredo é não camuflar a comida com o óleo, mas, sim, elevar o sabor do prato. Mas se você ainda ficou na dúvida sobre como fazer essas harmonizações, acompanhe nossas sugestões!
SALADAS E QUEIJOS SUAVES
Comer uma salada sem azeite é um grave erro. Além de ser mais saudável substituir o óleo de cozinha pelo azeite, a salada ganha um sabor mais especial e convidativo. O mesmo vale para os queijos, seja na entrada ou em um happy hour, a presença delicada do queijo requer um toque de azeite, não acha? Então para não errar nessa harmonização, opte sempre por azeites extra virgem suaves e frutados verdes.
PEIXES COZIDOS, MASSAS E MOLHOS
Para estes pratos delicados e bastante comuns na mesa do brasileiro, é melhor recorrer ao azeite extra virgem frutado verde. Dessa forma, sua refeição ganhará um toque adicional de amargor e picância.
CARNES BRANCAS, RISOTOS E LEGUMES
Esse tipo de comida, com sabor intermediário, requer um azeite extra virgem diferenciado. Nesse caso, aposte suas fichas no frutado amendoado médio e arranque elogios e suspiros dos seus convidados.
PIZZAS, CARNES GRELHADAS, ALIMENTOS DEFUMADOS E MARISCOS
Para refeições com sabores mais acentuados, incluindo também paellas, risotos intensos, queijo gorgonzola, crustáceos e pão italiano, indicamos os azeites verdes. Por serem intensos, vão conseguir acompanhar perfeitamente as características do prato e devolver um sabor picante e amargo.
FRITURAS
As famosas frituras que insistem em fazer parte da nossa vida, como batatas fritas, também ganham um sabor “a mais” com o azeite de oliva com aroma e sabor suave. Você pode substituir sempre o óleo de cozinha pelo azeite e obter mais benefícios para sua saúde.
Depois dessas dicas sobre como combinar azeite com pratos do dia a dia, fica mais fácil sentir o cheiro da sua cozinha daqui! Conhece outra sugestão? Deixe seu comentário em nosso artigo!