8 cervejas brasileiras que você precisa saber que existem

admin

24 de agosto de 2016

Futebol, churrasco e cerveja gelada são música para os ouvidos dos brasileiros, a cerveja é a bebida preferida no Brasil, sendo a companhia perfeita para os dias quentes e, apesar das altas temperaturas deste país, convidamos você a esfriar um pouco as coisas, degustando algumas cervejas brasileiras e conhecendo um pouco mais deste animado país.

cervejas_brasileiras_700

“Garçom, desce uma gelada!”, este é um dos pedidos mais realizados no Brasil, os brasileiros são apaixonados por cerveja e fazem dela a bebida preferida em todo o país.

As cervejas brasileiras estão conquistando o cenário empreendedor, atualmente já existem no país mais de 230 cervejarias em atividade, com cerca de 1.110 rótulos diferentes registrados, com tantos investimentos, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção da bebida, ficando atrás apenas dos EUA e da China.

O brasileiro ainda associa a cerveja a uma bebida que deve ser consumida estupidamente gelada em dias de verão, contudo o comportamento destes consumidores está se diferenciando e a procura pelas cervejas brasileiras artesanais vêm se destacando, e já correspondem a 1% do total de vendas – e a expectativa é que a porcentagem cresça até 2% nos próximos 10 anos.

Apesar do crescimento, estas cervejas brasileiras enfrentam algumas dificuldades de expansão no país, um dos desafios está relacionado ao preço, que ainda prejudica o segmento, pois a maior parte da matéria-prima utilizada na fabricação delas – como malte, lúpulo e fermento – é importada, isso faz com que a cerveja artesanal seja de 3 a 4 vezes mais cara que a convencional.

A cerveja é tão importante para o brasileiro que, segundo o Ibope, em 2014 ela foi considerada a bebida que mais combina com a nossa culinária. E sua produção avançou 11%, uma verdadeira paixão nacional!

As principais produtoras de cervejas brasileiras são a AmBev, o Grupo Schincariol, a Cervejaria Petrópolis e Heineken, e as cervejas mais vendidas são: Bohemia, Sol, Devassa, Crystal, Itaipava, Kaiser, Nova Schin, Antartica, Brahma e Skol. Quanto às cervejas brasileiras artesanais, diversas microocervejarias têm investido cada vez mais na produção e várias cervejas têm se destacado no paladar brasileiro. Conheça agora algumas cervejas brasileiras artesanais que valem a pena serem experimentadas em pleno solo nacional:

  • Baden BadenFabricada em Campos do Jordão (SP), esta cerveja também é conhecida por ser a primeira cerveja gastronômica do Brasil, você pode encontrar várias versões com aromas marcantes e encorpados como: Red Ale, Cristal, Golden, Stout, Bock, 1999 e Weiss.
  • Backer Trigo - Esta cerveja é considerada a primeira cerveja artesanal de Minas Gerais,  com alta fermentação e paladar suave.
  • Colorado AppiaEsta cerveja é produzida em Ribeirão Preto (SP) e sua fama percorre o Brasil todo, possui aromas marcantes de mel e é fabricada a partir de ingredientes selecionados, como trigos maltados e a melhor cevada.
  • Slava Pilsen - Esta cerveja é produzida em Porto Alegre e seus métodos de produção obedecem a Lei de Pureza Alemã, não sendo pasteurizada e nem adicionado conservantes em sua fabricação.  Ela possui cor dourada clara, com espuma fina e notas florais e frutadas.
  • Way -  Esta cerveja é produzida no Paraná, na região metropolitana de Curitiba, e, apesar de seu ingresso ser recente no mercado de cervejas, já conquistou degustadores do Brasil todo, ganhando um merecido prêmio com a cerveja Way American Pale Ale.
  • Kraemerfass - Esta cerveja é produzida em Delfim Moreira (MG) e sua produção segue as rigorosas regras alemãs, utilizando sempre os melhores ingredientes e, além das cervejas, a cervejaria Kraemerfass também produz chopes.
  • Eikbier - Uma cerveja produzida em Taboão da Serra (SP), fabricada com fortes influências belgas e adaptada exclusivamente para o paladar brasileiro.
  • Black Princess - Esta cerveja é produzida em Petrópolis (RJ), contendo cores mais escuras e aromas especiais.

Agora você já sabe que quando o assunto é cerveja, o brasileiro também manda muito bem! Por isso, sinta-se à vontade para se tornar também fã das cervejas brasileiras!

Publicidade