O segredo dos chocolates belga

Chocolates Tipos de chocolates

admin

18 de setembro de 2015

A Bélgica é simplesmente a capital do chocolate e existem mil razões para que ela permaneça com este título de honra, a começar por fabricar um dos melhores chocolates do mundo. Mas não fique com vontade, vamos fazer um tour pelas ruas da Bélgica e descobrir os segredos que este país guarda sobre esses maravilhosos chocolates belga!

chocolates belga

A Bélgica possui mais de 300 fábricas de chocolate e aproximadamente 2 mil lojas especializadas produzindo, ao todo, 172 mil toneladas de chocolate por ano, não é atoa que além de produzirem o melhor chocolate também são o terceiro país que mais consomem, cada belga consome em média até 11 quilos desta iguaria por ano.

Desde o século XIX, a produção de chocolates belga foi regulamentada por lei, determinando que todos os tipos de chocolates tivessem no mínimo 35% de cacau em sua composição, além de outras exigências relacionadas ao modo de triturar os chocolates. Todas essas indicações são necessárias para que seja produzido um chocolate que derreta na boca e não fique perceptível a sensação de granulado, essas leis foram criadas para potencializar ainda mais o chocolate o tornando mais amargo e com mais qualidade.

Realizando um tour pelo país, você encontrará a cada esquina uma loja especializada em chocolates belga e terá contato com grandes marcas conhecidas como Pierre Marcolini, Valrhona, Godiva, Neuhaus, Mary, La Masion e Guylia, assim como tantas outras marcas artesanais de pequenos produtores que costumam vender seus chocolates apenas por peso.

Qualquer amante de chocolates ficaria perdido nesse país com tantas opções, mas entre tantas possibilidades, o chocolate mais prestigiado entre os belgas é conhecido como “pralinés”, um tipo de chocolate recheado que foi inventado pelo neto de Neuhaus em 1912, uma das primeiras marcas belgas de chocolate.

Este paraíso ainda dispõe de um museu que conta toda a trajetória do chocolate, localizado em Brugge uma cidade na região de Flanders, o Museu Du Cocao et du Chocolate, que é o símbolo da paixão por chocolates belgas. 

Tudo no país remete a cultura e tradição do chocolate e fazer uma visita a Bélgica realmente é algo de dar água na boca! Se eu fosse você, não perderia esta chance de experimentar os cobiçados chocolates belga! 

Publicidade