O enigmático vinho do Porto

Tipos de vinhos Vinhos

admin

18 de julho de 2016

Estes vinhos estão sempre presentes em encontros românticos, festas entre amigos e, até mesmo, eventos do trabalho, emprestando todo seu requinte e doçura para qualquer ocasião. O vinho do Porto é uma bebida única e dispensa apresentações por ser conhecido mundialmente. Mas hoje, ele é o nosso convidado de honra!

vinho_do_porto

O vinho do Porto está presente em diversos eventos sociais, é uma das bebidas vinhos mais apreciadas no mundo todo, mas você sabe a sobre a sua origem?

Este vinho é produzido na zona montanhosa do Alto Douro, localizado no nordeste de Portugal. Sua fama de ser uma bebida com forte teor alcoólico se deve exatamente a região onde é produzido, nas tabernas de Vila Nova de Gaia, simplesmente a região de maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo. Nem sempre este vinho  do Porto foi chamado assim, este nome apenas foi reconhecido na segunda metade do século XVII, quando começou a ser exportado para os quatro cantos do mundo.

O vinho do Porto é produzido a partir de uvas como Touriga Nacional, Touriga Francesa ou a Tinta Barroca, este vinho fortificado, de alto teor alcoólico, é conhecido também pela sua doçura natural da uva na degustação. Estes vinhos podem se diferenciar em sua produção, como com a adição de aguardente vínica antes do momento da fermentação do vinho.

Eles também são famosos por oferecer uma grande variedade de estilos, devido aos diferentes períodos de envelhecimento, tendo também diversas possibilidades de harmonização. É considerado o vinho mais consumido em reuniões e eventos, símbolo de socialização.

E para que não fique confuso quanto as variedades do vinho do Porto, conheça algumas saborosas bebidas:

  • Branco: Este vinho do Porto é produzido com uvas brancas, ele é jovem e frutado, ou também doce e seco.
  • Ruby: Este vinho é produzido com uvas tintas, é um vinho jovem, frutado de ameixas e frutas silvestres.
  • Tawny: Este vinho também é produzido com uvas tintas, mas fica armazenado em barricas de carvalho, alterando a sua cor. Seus sabores se aproximam de nozes, amêndoas e outros frutos secos. Não é um vinho indicado para se envelhecer na garrafa.
  • Tawny Colheita: O interessante deste vinho é que ele é único, pois suas uvas pertencem a mesma colheita. Ele ainda pode ficar armazenado por sete ou até doze anos na madeira, mantendo suas cores claras e douradas.
  • Vintage: É um vinho que se destaca entre os vinhos do Porto, também obtido de uma mesma colheita, deve ser decantado antes de degustado. Contém aromas frutados e florais, menos de 2% dos vinhos do Porto são Vintage.

Após esta incrível história, temos certeza que o vinho do Porto será convidado com mais frequência para sua mesa!

Publicidade