Descubra a origem do brinde

Artigos de vinhos Vinhos

admin

30 de outubro de 2015

Quando se ouve o tintilar de taças, já sabemos que um motivo muito especial está sendo comemorado. Mas nem sempre foi assim, o brinde já foi considerado um gesto de vida ou morte em algumas épocas. Para saber mais acompanhe nosso artigo sobre a origem do brinde, e descubra esta história tim-tim por tim-tim.

origem do brinde

 

Levantar as taças é um ritual praticado desde a antiguidade, cultivado até os dias atuais. Porém, nem sempre este gesto foi dedicado às comemorações, muito pelo contrário, desde a origem do brinde, as pessoas conheceram diferentes conceitos, envolvendo acordos de paz, confirmação de vinhos livres de veneno e até mesmo desejando a saúde de todos, literalmente.

A palavra “brinde” é de origem alemã, e significa “ich bring dir’s” ou “bebo por ti”. Em tempos antigos, era comum envenenar os inimigos com a ajuda da bebida mais apreciada do mundo: o vinho. Tudo começou com a morte da amante de Luiz XIV, no conhecido Caso dos Venenos, na Inglaterra.

Isso mesmo, o brinde surgiu por meio de uma fatalidade! Com o decorrer do tempo, as pessoas se sentiam muito inseguras em relação aos envenenamentos, por isso, adotou-se o hábito de brindar, chocando as taças umas nas outras – assim se alguma bebida tivesse veneno, o mesmo passaria para as outras diminuindo seus efeitos.  O mesmo ocorria quando alguém propunha acordos de paz, ele deveria o ser o primeiro a tomar o vinho e provar que a bebida estava livre de veneno.

Uma outra parte da história sobre a origem do brinde nos conta que, devido as condições precárias de higiene dos alimentos, as pessoas começaram a brindar desejando saúde, justamente para que ninguém se contaminasse com a bebida – acredite, muitas pessoas realmente morriam intoxicadas.

Com a evolução dos vinhos, o brinde se popularizou e alcançou novos patamares. Atualmente, este gesto está ligado ao desejo de união e paz entre as pessoas. Além destes detalhes, o brinde é uma forma de realçar os nossos cinco sentidos, proporcionando uma degustação completa.

Com o brinde você pode sentir o aroma da bebida pelo olfato, seu sabor pelo paladar, conseguir saber sua temperatura por meio do tato, visualizar suas cores através da visão e ouvir o som representado pelo toque das taças.

Ainda bem que, não precisamos levantar nossas taças para comprovarmos a ausência de veneno, ou desejar saúde por conta de impurezas. É nosso privilégio conseguir propor brindes, apenas com uma única intenção: celebrar!

Agora que já conhece a origem do brinde, pode comemorar à vontade e compartilhar com todos esta incrível história!

Publicidade