A temperatura ideal para cada tipo de cerveja

admin

21 de agosto de 2019

Saiba tudo sobre a refrigeração da bebida e não erre nunca mais.

Se a sua resposta é “estupidamente gelada” quando perguntam em qual temperatura você prefere sua cerveja, você está muito enganado. Cada tipo deve ser refrigerado da maneira correta para que o seu sabor não seja alterado. Estupidamente gelada nunca é a melhor
opção.

Foto por: Tembela Bohle

Foto por: Tembela Bohle

Leves

O tipo de cerveja mais comum no Brasil, que não é feitaa para degustar, e sim para refrescar. É o caso da Pilsen, Lager e Draft, por exemplo, que têm o sabor mais leve. Essas podem ser refrigeradas em temperaturas mais baixas, entre 0°C e 4°C, mas sem chegar a abaixo de zero.

Foto por: Nicolas Postiglioni

Foto por: Nicolas Postiglioni

Pouco encorpadas

Cervejas claras de trigo, que ainda são refrescantes, mas são mais complexas, necessitam de armazenamento em temperaturas entre 5°C e 7°C, para que todos os ingredientes possam ser  sentidos. É o caso da Tripel Belga e da Lambics, por exemplo, que têm a acidez mais elevada.

Foto por: Matan Segev

Foto por: Matan Segev

Encorpadas

Mais intensas, as cervejas escuras de trigo como Pale Ale e Bock, devem ser colocadas em temperaturas um pouco mais altas. Quanto mais gelada a bebida estiver, menos você sentirá o gosto. Isso porque o frio “anestesia” nossas papilas gustativas. Por essa razão, o ideal é deixar esse tipo entre 8°C e 12°C.

Foto por: Elevate

Foto por: Elevate

Muito encorpadas

As cervejas mais fortes e com teor alcoólico mais elevado, como Strong Ale, Stout e especiais belgas precisam ficar em temperatura de adega, ou seja, entre 10°C e 13°C, para que você possa sentir todos os sabores. Caso essa seja a temperatura ambiente, nem precisa de geladeira, é só servir!

Foto por: Oleg Magni

Foto por: Oleg Magni

Lembre-se de sempre deixar a cerveja de pé, nunca deitada, e fora do contato com a luz. Isso vai ajudar a bebida a chegar à temperatura perfeita, conservando todo o seu sabor por mais tempo.
Mas, além do tipo da cerveja, o clima também afeta a sua refrigeração, assim como a frequência de abertura da geladeira. Dias mais quentes podem precisar de temperaturas mais frias para que sua bebida chegue ao ponto ideal.

O seu próprio gosto pessoal pode não concordar muito com as temperaturas acima e isso não é um problema. Basta encontrar o que seja perfeito para você!

Publicidade