Queijos artesanais

Queijos Tipos de queijos

admin

9 de setembro de 2015

Quem mexeu no meu queijo? Você não precisa ter lido este livro pra saber que quando se trata de queijos artesanais, realmente, não tem como resistir. Esses saborosos alimentos conquistam paladares no mundo todo, então, reserve um espaço especial em sua mesa, pois o assunto de hoje é de deixar qualquer um louco por um pedaço!

queijos artesanais

Os queijos artesanais são fabricado geralmente em pequenas fazendas e com processos mais tradicionais, utilizando muitas vezes como matéria prima o leite não pasteurizado, ou seja, o leite que não recebe tratamento para eliminar algumas bactérias naturais que auxiliam no desenvolvimento natural do queijo. Contudo, uma mesma peça de queijo pode apresentar diferentes sabores em seus pedaços, devido à sua própria fabricação artesanal.

Recentemente ocorreram algumas mudanças na legislação brasileira em relação aos produtores que vendiam queijos fabricados a partir do leite cru. Foi necessária a criação de uma lei que aprovasse esta atividade e que também determinasse algumas exigências quanto à produção, garantindo um produto saudável, com o mesmo sabor, e, acima de tudo, com qualidade.

Para a produção de queijos artesanais, grandes custos são necessários além de um preparo mais atencioso, por isso, a escala de produção é sempre menor, destinada a um público específico que tem como preferência o consumo de queijos especiais. O mercado de queijos finos cresce a cada ano, provendo grandes lucros aos seus produtores, o que já é uma realidade há tempos nos países europeus, que aumentaram até 50% o volume de suas vendas, se destacando no mercado mundial. Os fatores que evidenciam o crescimento do mercado de queijos finos acompanham também o crescimento da classe média e adaptação do paladar dos consumidores, que se encontram mais abertos a conhecer novos sabores e experiências.

No Brasil, o ingresso dos queijos finos ainda é recente, mas já desperta otimismo, entre os produtores, e procura, entre os consumidores. A ideia do consumo ser apenas para as classes sociais altas está sendo deixada para trás e novas evoluções da identidade do consumidor estão surgindo, e, embora a produção ainda seja destinada a uma demanda específica, o mercado está se fortalecendo e já podemos encontrar os chamados queijos especiais em algumas prateleiras de supermercados.

Para você que é fã de queijo, não perca tempo! Experimente agora mesmo os queijos artesanais e descubra o verdadeiro sabor que eles podem te oferecer!

Publicidade