O que é decantação de vinhos?

Dicas de vinhos Vinhos

admin

5 de setembro de 2016

A decantação de vinhos já foi considerado uma prática esnobe, contudo o desejo de conhecer um pouco mais sobre esta fabulosa bebida foi maior e permitiu que a decantação, hoje, fosse considerada parte essencial ao abrir uma garrafa, e não precisa ser nenhum expert no assunto para saber esses detalhes.

decantação de vinhos

A decantação de vinhos é basicamente o processo de transferência do líquido da garrafa de vinho para um recipiente de cristal ou vidro, o qual irá separar os sólidos presentes no vinho, considerados sedimentos ou borras da bebida.

A decantação de vinhos de  pode ocorrer em bebidas antigas e também não filtrados, pois a borra de pigmentos e taninos oferece ao vinho um gosto amargo, deste modo não é recomendado colocar o vinho diretamente na taça após abrir a garrafa.

Antigamente, os vinhos ficavam por muito tempo envelhecendo em adegas e quando chegavam ao consumidor já estavam praticamente prontos para o consumo, hoje em dia, devido a alta demanda, os vinhos são vendidos rapidamente, logo após sua produção, considerados ainda “duros”, com a decantação os vinhos se beneficiam bastante.

O ato de transferir o vinho para um decantador justifica a necessidade que o vinho possui de ser arejado, ou seja, de libertar alguns componentes através da oxidação, este processo é semelhante ao gesto de “girar o vinho na taça”, aumentando a possibilidade de exposição da bebida ao ar.

Para vinhos jovens o indicado é um decantador com base larga, e para vinhos velhos um decantador mais estreito. A decantação de vinhos permite também liberar certos aromas para alguns vinhos, que devem ser cheirados antes mesmo da degustação, contudo alguns aromas podem variar dependendo do tipo de vinho. Devido a grande variedade de vinhos e suas características, indica-se que decante os vinhos mais tânicos, pois os vinhos mais delicados como o Pinot Noir da Borgonha ou um Cru de Beaujolais, quando decantados perdem aquela complexidade aromática presente na bebida, interferindo em sua exuberância e charme.

Com todas essas dicas e informações sobre a decantação de vinhos, com certeza, o hábito de degustar vinhos ganhará novo sentido para você e seus convidados.

Publicidade