Os melhores vinhos para churrasco

Harmonização Vinhos

admin

11 de julho de 2016

Churrasqueira, carvão, gelo, sal grosso, carnes, utensílios. Esta lista de compras, apesar de apetitosa, está incompleta; faltam alguns ingredientes essenciais para um bom churrasco – porém não estamos falando de cervejas. Isso mesmo, os vinhos para churrascos merecem estar entre seus amigos e, claro, na sua lista de compras! Confira:

vinhos para churrasco

A carta de vinhos sempre ficou reservada para os restaurantes mais finos e sofisticados, no entanto você não precisa se surpreender se chegar em uma churrascaria e encontrar uma garrafa de vinho em sua mesa, como dica do chef.

O churrasco é o evento oficial dos finais de semana, e ninguém melhor do que os brasileiros para entender bem o assunto. A cerveja gelada e a caipirinha sempre foram as companhias ideais para as carnes e petiscos, sendo convidadas de honra em qualquer lista de compras. Contudo, muitas pessoas ainda não descobriram que, na realidade, os vinhos para churrasco são as bebidas mais recomendadas, já que a maioria das carnes contém gorduras e somente os vinhos possuem a capacidade de “lavar” o nosso paladar, oferecendo adstringência para a degustação.

Ao contrário das cervejas, os vinhos não proporcionam sensação de inchaço, muito pelo contrário, escolhendo os rótulos corretos o churrasco pode se tornar ainda mais saboroso. Mas é interessante saber que cada tipo de corte de carne precisa ser harmonizado com um determinado vinho, mas em geral as carnes vermelhas combinam muito bem com vinhos que contém tanino e boa acidez, constratando com o sal da carne e equilibrando melhor o teor de gordura. Vale lembrar que os vinhos mais encorpados podem ser enjoativos, por isso elimine eles de sua lista.

Mas para que seu churrasco seja elegante e, ao mesmo tempo, saboroso, preparamos algumas dicas  de vinhos para churrasco, de acordo com cada corte de carne. Então, antes de acender a churrasqueira, confira quais serão os vinhos que estarão na sua lista de compras:

Picanha: Esta é a carne preferida de todos os churrascos, além de ser extremamente suculenta e saborosa, esta carne possui uma boa porcentagem de gordura, então nada melhor do que um autêntico vinho tinto Malbec - e de preferência argentino.

Alcatra: Esta carne contém muitas fibras, no entanto é bastante macia e possui pouca gordura, por isso recomenda-se um vinho de corpo médio, como o italiano Piemonte.

Fraldinha: Esta carne é bastante popular entre os churrascos, por ser macia e conter pouca gordura é uma das preferidas entre os brasileiros. Os melhores vinhos para churrasco neste caso, são os Merlot do Novo Mundo.

Contra Filé: Uma dica é sempre deixar esta carne ao ponto, assim ela fica mais suculenta e macia. E, por ser bastante delicada pode ser harmonizada com um Sangiovese italiano.

Frango: Existem ótimos vinhos para churrasco, ainda mais se tiver frango – a melhor opção para quem adora carnes brancas. Porém se esta carne  conter bastante pele é recomendado um Sauvignon Blanc, ou caso o frango esteja grelhado, a melhor opção será um espumante Brut nacional.

Cupim: Para esta carne altamente gordurosa, é necessário uma bebida de corpo aveludado, bastante estruturada, como os vinhos portugueses, em especial fabricados com Touriga Nacional.

Queijos: Os queijos mussarela já fazem muito sucesso nos churrascos, e por serem bem ácidos e salgados precisam ser harmonizados com um vinho Chardonnay.

Costela Suína: Para esta potente carne, recomenda-se um vinho branco estagiado em madeira, como um Chardonnay do Novo Mundo.

Os vinhos para churrasco são a melhor opção para seu final de semana, surpreenda seus amigos com estas dicas e seja o melhor churrasqueiro de todos!

Publicidade