A produção da cerveja

admin

18 de agosto de 2015

Você já imaginou como é produzida aquela cerveja tão consumida nos finais de semana, tão apreciada por você e por pessoas do mundo todo? Mesmo que esta ideia ainda não tenha passado por sua cabeça, nós relatamos o que acontece nos bastidores da produção da cerveja.

produção da cerveja

Degustar cervejas é algo simples e fácil, agora convidamos você a conhecer um pouco a produção da cerveja e a funcionalidade de cada ingrediente, responsável por tornar a cerveja tão única em nossas vidas – garantimos que o próximo copo terá um sabor especial.

Alguns elementos são determinantes na produção desta bebida: o malte, fermento, lúpulo e a própria água, são componentes que interferem totalmente no tipo e qualidade da cerveja a ser produzida.

O malte é um dos ingredientes essenciais na produção da cerveja, ele é um cereal conhecido como cevada. Para que se inicie todo o processo de fabricação da cerveja, o primeiro passo é “triturar” o malte e misturá-lo com água quente, junto com uma temperatura de 65ºC. A pasta de amido que será obtida através do malte triturado, será retirada e passará por uma filtragem, para separar outros elementos como cascas e bagaços.

Com certeza você já ouviu esta palavra: lúpulo, considerado a matéria prima de todo  processo, permitindo que a cerveja ganhe um sabor mais amargo, mas ele não realiza tudo sozinho, o lúpulo é adicionado junto com o mosto (resultado do malte triturado), nesta etapa é realizado uma decantação para que outros componentes indesejáveis sejam descartados.

O fermento (ou levedura como também é conhecido) é um elemento vivo na produção da cerveja, ele é responsável por consumir os açúcares que estarão no mosto e assim liberar álcool e gás carbônico.

Logo após a decantação a cerveja passa por um resfriamento e fermentação, estas fases são responsáveis pela transformação do álcool e a retirada de outros elementos não necessários na produção. A filtração da cerveja ainda pode receber CO2 e passar pelo envazamento, ou seja, a distribuição em tanques para posteriormente serem encaminhadas para garrafas ou latas, mantendo-se pasteurizadas neste armazenando.

Existem métodos diferentes na produção da cerveja, contudo os processos mencionados acima são de extrema importância para chegar ao resultado esperado: a paixão dos consumidores pela cerveja.

Publicidade