Como montar uma noite de degustação com queijos

admin

1 de fevereiro de 2016

Queijos, facas, tábuas, vinhos… Nada mais agradável do que você mesmo preparar uma noite de degustação. Pois tudo o que tem nosso toque, é sempre muito especial, contudo, nem sempre sabemos por onde começar ou quais os primeiros passos. Mas não se preocupe, separamos para você algumas dicas e truques especiais, sobre como montar uma noite de degustação com queijos:

Como montar uma noite de degustação com queijos

Saber como montar uma noite de degustação com queijos, não é nenhum segredo! O primordial é sua disposição, pois ela estará refletida nos detalhes da mesa e na alegria que você receberá seus convidados. Para que tudo fique perfeito, leve em consideração nossas dicas, elas serão o ponto de partida para iniciar os preparativos.

O queijo, o personagem principal deste evento, deve ser comprado sempre na véspera da noite de degustações e ser mantido refrigerado em sua embalagem original. Retire os queijos da geladeira duas horas antes das preparações, para recuperar toda textura e aroma original.

Coloque uma faca para cada tipo de queijo, assim não haverá o risco de misturar os sabores caso alguém utilize uma mesma faca. Uma dica muito legal, é identificar os queijos para seus convidados, por isso, coloque “bandeirinhas” dos países de origem onde os queijos foram fabricados. Nesta parte,  será necessário conhecer melhor cada tipo, mas isso não será um problema, basta acessar este link

Já que você está aprendendo como montar uma noite de degustação com queijo, precisa escolher, ao menos, quatro tipos de queijos de sua preferência, assim você e seus convidados terão mais opções durante a degustação. Caso ainda tenha dúvidas sobre a quantidade de queijos que servirá, calcule até 300 gramas por convidado. É sempre melhor sobrar do que faltar em uma ocasião tão especial.

No preparo, utilize sempre talheres de madeira, pois a madeira não permite  gostos nos alimentos como os talheres metálicos costumam deixar.  

A tábua também é um personagem muito importante nesta noite, por isso é recomendada sempre uma de mármore, pois além de não deixar gostos nos alimentos expostos, também mantém toda a temperatura do ambiente. Deixe sempre alguns pedaços de queijos já picados, para facilitar as primeiras degustações e experiências gastronômicas.

Na mesa deixe expostas algumas frutas da estação e evite as cítricas, pois elas podem alterar o sabor do queijo e do vinho. Também deixe cestinhas de pães nos arredores ou até mesas de canto separadas próximas a mesa, mas não opte por pães com tempero, a melhor escolha são os pães integral, centeio, baguete, caseiro, francês. As torradas também são uma ótima escolha, e uma dica legal antes de começar as degustações, é sempre limpar o paladar, para receber uma nova sensação de sabores, para isso experimente e ofereça aos seus convidados um pedaço de pão molhado no azeite e explique para eles o motivo de toda esta preparação.

Para acompanhamento, utilize pelo menos três tipos de vinhos, isso dará aos seus convidados mais opções para degustar e, deste modo, separe sempre um vinho tinto, um vinho branco e um bom vinho do porto. Experimente os vinhos ainda com o queijo na boca, que através das harmonizações, darão novos sabores ao vinho e ao próprio queijo.

Após estas dicas de como montar uma noite de degustação com queijos, vamos deixar o resto por sua conta! Monte suas combinações e lembre-se que queijos mais leves são melhores com os vinhos brancos, mas na realidade quem está no controle de tudo isto é sempre o paladar, que pode variar de pessoa para pessoa.

Produtos Finos deseja uma agradável noite!

Publicidade