Os melhores vinhos para a Páscoa

Harmonização Vinhos

admin

28 de março de 2016

A Páscoa se aproxima e nada melhor do que acompanhar as festividades junto da bebida mais religiosa que podemos encontrar: o vinho! Mais que uma tradição, o vinho harmoniza muito com bem o cardápio pascoal, acentuando os diversos sabores do bacalhau e do chocolate. Conheça mais sobre os vinhos para a Páscoa – e inove seu menu no almoço de domingo!

vinhos para a Páscoa

Para que cada prato tenha um sabor especial, é necessário escolher o vinho adequado, de acordo com o tipo de peixe e também pelo modo que ele foi preparado. Uma dica essencial para harmonizar os vinhos para a Páscoa é sempre combinar refeições leves com vinhos também leves, e combinando pratos que tenham peixes ensopados com vinhos mais encorpados.

Não é obrigatório a presença do bacalhau em nossa mesa, contudo este prato típico acabou se tornando uma verdadeira tradição, um convidado de honra muito especial, principalmente na Páscoa. Se já é difícil pensar em harmonizar vinhos para a Páscoa, imagine saber como combinar um vinho com um peixe tão gorduroso?

O bacalhau é um prato bem exigente, por isso opte sempre pelos vinhos brancos, servidos a uma temperatura de 9° C a 13° C, estes vinhos são a melhor combinação para peixes, pois são encorpados, possuem boa acidez e, se estiverem em um estágio amadeirado, são melhores ainda. Os vinhos verdes são uma excelente escolha para algumas frituras com peixes, como o delicioso bolinho de bacalhau.

Entretanto, caso deseja a companhia de um bom vinho tinto, alguns cuidados devem ser tomados para não prejudicar a degustação, pois o sal dos peixes não equilibra muito bem com o tanino presente nestes vinhos avermelhados. Caso o seu prato de bacalhau contenha muitos temperos e condimentos fortes, como ervas e pimentões, dê preferência para os vinhos tintos fabricados a partir de uvas Pinot Noir, sendo um vinho que apresente uma quantidade menor de taninos e, assim, acentuará melhor os sabores presentes.

Mas antes de começarmos nossas dicas de vinhos para a Páscoa, saiba que não serão somente os chocolates os convidados de honra, os diversos pratos do almoço e jantar também foram convidados para este banquete!

  • Vinhos brancos para bacalhau:

Monte Velho Branco (Portugal)

Esporão Reserva Branco (Portugal)

  • Vinhos tintos para bacalhau:

León de Tarapacá Carmenère (Chile)

Viña Mar Reserva Especial Pinot Noir (Chile)

Para outros tipos de peixes, a preocupação com a adequação ainda deve ser mantida, devido a grande diversidade destes animais com escamas, o tipo de vinho influenciará totalmente em sua refeição, então uma escolha errada pode acarretar um conflito gastronômico grave!

Mas este não é um momento para preocupações, pois vamos listar todos os tipos de vinhos para Páscoa:

  • Salmão: São indicados os vinhos rosé e Pinot Noir, os espumantes também são bem-vindos, pois a acidez da bebida contrapõe a gordura do peixe. Indicações: Château de Selle Rosé (França), Muga Rosado (Espanha) e  Espumante Brut.
  • Atum: Uma boa escolha são os vinhos rosé e vinhos tintos, você optar por um Merlot, de preferência nacional.
  • Sardinha: Acompanha bem vinhos brancos como Pinot Grigio, da Itália, e os vinhos verdes de Portugal.
  • Cavalinha: Assim como é conhecido no Brasil, este tipo de peixe acompanha bem um vinho espumante  Loire Blanc e Riesling, da Alemanha.
  • Linguado: Opte por vinhos brancos de uvas Sauvignon Blanc (França, Chile e Nova Zelândia) ou pelo famoso Prosecco.
  • Truta: Dê preferência para o vinho branco seco Chablis ou Riesling da Alsace, ou um bom espumante Cava Brut, também é bem-vindo.
  • Cação: Para acompanhar este peixe, escolha os vinhos rosé da Provença e o espumante Brut.

Além dos vinhos para a Páscoa, outro convidado que não pode faltar nesta lista são os ovos de chocolate, que além de fazer a alegria da garotada, também arrancam sorrisos dos adultos. Para complementar ainda mais esse delicioso encontro, vamos abrir uma bela garrafa de vinho, o que acha? Se a sua dúvida é qual bebida é a mais indicada, recomendamos os vinhos do porto, que são mais fortificados e fazem uma bela parceria com os irresistíveis chocolates, confira:

  • Vinhos do Porto para chocolates:

Quinta Casa Amarela Porto Reserva (Portugal)

Ramos Pinto Adriano Porto Reserva (Portugal)

Dow’s Porto 10 Anos (Portugal)

Agora que sua mesa está completa, com boas opções de vinhos para a Páscoa, não deixe de aproveitar nossas próximas dicas! Até lá!

Publicidade