Vinhos chilenos: qual levar para casa?

Países e regiões de vinhos Vinhos

admin

21 de março de 2016

Nem sempre os melhores vinhos são os mais caros! Quer uma prova disto? Os vinhos chilenos são um grande exemplo disto, famosos por sua boa qualidade e preços moderados, estas bebidas já conquistaram diversas vezes, o ranking de melhores vinhos do mundo. Se está cansado de pagar caro por um bom vinho, conheça melhor estes rótulos! – seu paladar e bolso irão agradecer!

vinhos chilenos

Eles são tão especiais, que merecem um artigo exclusivo. Para quem aprecia vinhos, sabe que em qualquer mesa os vinhos chilenos são bem-vindos, pois sua textura e sabor são capazes de engrandecer qualquer paladar.

Em uma época de vinhos europeus caros e bebidas brasileiras de pouca qualidade, os vinhos chilenos  já foram considerados a única opção para um bom consumo, e até hoje eles continuam famosos por sua qualidade e preços moderados.

Atualmente, estes vinhos disputam milhares taças pelo mundo todo, e não são reconhecidos apenas pelos valores acessíveis, mas por uma excelência e prestígio que conquistou as adegas de inúmeros apreciadores. Uma bebida que surpreendeu a todos, só poderia estar entre os melhores vinhos do mundo – isso mostra que nem sempre o rótulo mais caro é o melhor.

E para mostrar a importância destas garrafas em nossa mesa, saiba que 40% dos vinhos consumidos no Brasil são chilenos, nós brasileiros também somos grandes admiradores desta produção. Porém, o segredo dos vinhos chilenos também está na sua localização, o país fica entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, por isso o clima é totalmente favorável para a produção de perfeitas uvas, como a Carmenère, Cabernet Sauvignon e Syrah –  as uvas mais utilizadas em todo território.

Se você já é fã dos vinhos chilenos, sabe que eles podem ser encontrados facilmente, porém, com tantas opções disponíveis, fica realmente difícil encontrar quais são os melhores vinhos. Mas para que você não tenha mais dúvidas, selecionamos as melhores opções para sua degustação.

Confira!

Os vinhos brancos inauguram esta fantástica lista, afinal, uma bebida com acidez equilibrada e notas de frutas tropicais, merecia este destaque. Este vinho também pode te surpreender com um sabor um pouco salgado, vindo diretamente do oceano. Talvez sejam por todos estes detalhes, que em 2013 conquistou o prêmio de melhor vinho chileno branco. 

Este vinho é elaborado 100% a partir das uvas Merlot, além de suas notas de chocolate e outras especiarias. Para quem experimenta este vinho, sente claramente o toque defumado de carvalho.

Este espumante é um convidado especial em nossa lista. Ele é simplesmente produzido a partir da uva “país”, um fruto quase extinto no Chile e, desde então, oferece sua existência a fabricação desta deliciosa e leve bebida. O Miguel Torres Santa Digna Rosé não pode faltar nas suas comemorações!

Se você gosta de vinhos mais adocicados, este Chardonnay vai te conquistar em todos os sentidos. Primeiro porque possuem acidez equilibrada, são encorpados, frutados e aromáticos;  segundo porque são produzidos, conservando os sabores tradicionais chilenos. Não tem como ser um apreciador de vinhos, e não experimentar esta opção.

Este vinho tinto chileno é ideal para os iniciantes, pois é bastante fácil de beber devido seu aroma equilibrado de frutas vermelhas. Além disto, esta ele é produzido em uma das vinícolas mais antigas do país, a Urmeneta.

Esta lista poderia ser enorme, mas nos concentramos em apresentar os melhores dos melhores, até mesmo para facilitar sua decisão na hora de ir às compras, ou até mesmo fazer uma visita as vinícolas do Chile. Se você também sabe de alguns vinhos chilenos que possam fazer a diferença na vida dos seus apreciadores, nos mande suas indicações!

Publicidade