A história do queijo

Artigos sobre queijos Queijos

admin

4 de julho de 2016

Queijo com goiabada ou doce de leite, tem queijos para saladas e também pizzas, queijos que de tão cremosos, podemos comer de colher. Não importa se ele é azul, amarelo ou branco, se ele é  amarrado por cordas ou feito com leite cru, contar a história do queijo é voltar no tempo. Afinal, uma iguaria que conquistou reis, religiosos e cientistas certamente teria pra contar uma história de dar água na boca!

história do queijo

Você já ouviu falar sobre a história do queijo?

O queijo é um dos alimentos mais antigos que conhecemos, ele existe há mais de 6 mil anos e sua origem pode ser contada através de grandes lendas. A história do queijo começou com um simples acidente, antigamente o leite era transportado em bolsas de couro feitas com peles de animais, quando este leite ficava muito tempo sem utilização, algumas enzimas que estavam presentes no couro eram responsáveis por realizar um processo conhecido como coagulação, transformando o leite  em uma pasta sólida e saborosa, o que mais tarde foi destinado especialmente para o consumo.

Os egípcios foram um dos primeiros povos a tornar o queijo fonte essencial para alimentação. Séculos depois, em Roma, o queijo era servido como ração para soldados e, posteriormente, em banquetes para reis e rainhas.

A história do queijo é uma narrativa interessante e cheia de mistérios, isso porque após a sua descoberta, o alimento pertenceu a um consumo restrito, onde qualidade e higiene eram preocupações secundárias. Foi apenas na Idade Média, junto com as ordens religiosas, que o queijo ganhou uma nova forma e modos diferentes de armazenagem e foi no século XIX, juntamente com Louis Pasteur, que aconteceu a importante descoberta da pasteurização.

O queijo é mais que um derivado do leite, desde a antiguidade ele conseguiu conquistar todas as civilizações e fez um longo percurso até chegar nas nossas mesas nos dias de hoje. Mesmo sendo produzido de diferentes maneiras, o queijo conquistou o nosso paladar, sendo apreciado nos quatro cantos do mundo.

Agora, que você já conhece a história do queijo, que tal homenagear esta deliciosa iguaria em um belo café da tarde?

Publicidade